Política
Após vitória de Milei, Lula conversa com a UE sobre acordo com o Mercosul
O presidente brasileiro quer concluir as negociações até dezembro deste ano
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone, na tarde desta segunda-feira 20, com a presidenta da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, para tratar do acordo entre o Mercosul e a União Europeia, um dia após a eleição na Argentina ter dado a vitória ao candidato de extrema-direita Javier Milei.
Em nota, o Palácio do Planalto informou que Lula “tratou do andamento da negociação do acordo” com Leyen, em um telefonema de cerca de meia hora, como seguimento a uma reunião na Cúpula do G20.
Segundo o texto, os dois concordaram em “acompanhar de perto o trabalho dos negociadores nos próximos dias” e deverão se encontrar na próxima semana, nos Emirados Árabes, no âmbito da COP-28. Ainda de acordo com o comunicado, as discussões estão tratando dos pontos finais do acordo entre os dois blocos.
O governo brasileiro ocupa a presidência do Mercosul até o dia 7 de dezembro, enquanto a presidência rotativa da União Europeia está com o governo espanhol, de Pedro Sánchez.
Com o êxito de Milei, a expectativa de observadores internacionais é de que o Mercosul tenha problemas com a negociação do acordo com a União Europeia, por divergências entre o presidente eleito e líderes do bloco.
Apesar de ter feito críticas ao acordo, Lula segue com a intenção de concluí-lo até dezembro.
As tratativas ocorrem desde 1999, mas até o momento nada foi firmado. Próximo a ocupar a presidência do Mercosul, o governo do Paraguai já sinalizou que descontinuará o acordo.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Vice de Milei, uma negacionista da ditadura, deve escolher ministros da Segurança e da Defesa
Por CartaCapital
Governo britânico felicita Milei, mas lembra que Malvinas ‘é uma questão resolvida’
Por AFP



