Justiça

Em campanha pela recondução, Aras ganha apoio de procuradores-gerais

Em nota, chefes do MP Militar, do Ministério Público do Trabalho e do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios agradecem e parabenizam o PGR pelos serviços prestados no cargo

O ex-procurador-geral da República, Augusto Aras. Foto: Evaristo Sá/AFP
Apoie Siga-nos no

Os procuradores-gerais do Ministério Público Militar, do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios e do Ministério Público do Trabalho divulgaram, nesta sexta-feira 21, uma nota conjunta parabenizando e reconhecendo ‘as conquistas’ de Augusto Aras à frente da Procuradoria-Geral da República. 

“É fato incontestável que Sua Excelência vem trabalhando incansavelmente para a construção de um Ministério Público verdadeiramente forte, autônomo e vanguardista, com interlocução permanente com as Unidades e Ramos do Ministério Público, pautando-se pelo respeito institucional, equilíbrio e elevado espírito público”, diz um trecho do texto.

A publicação é assinada por Antônio Pereira Duarte, procurador-geral de Justiça Militar; Georges Carlos Fredderico Moreira Seigneur, procurador-geral de Justiça do MPDFT; e por José de Lima Ramos Pereira, procurador-geral do Trabalho. A nota, importante registrar, visa engrossar as vozes que apoiam Aras, que está ’em campanha’ pela sua recondução. Aras também foi citado positivamente em notas recentes publicadas pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp).

O mandato de Aras acaba em setembro deste ano. Eventual recondução aconteceria já em outubro. Quem decide é Lula, que já disse que pretende conversar com o atual PGR.

Aras também ganhou acenos importante de dentro do governo, com elogios de Jaques Wagner, líder de Lula no Senado, e de Rui Costa, ministro-chefe da Casa Civil. Ambos oriundos da Bahia, assim como Aras, eles defenderam a atuação do PGR, em especial, no que versa sobre a Operação Lava Jato.

Em 2021, Aras foi o responsável por acabar com a força-tarefa do Paraná. Recentemente o procurador se vangloriou, em post nas redes sociais, de ter ‘desestruturado as bases do lavajatismo’. Ele tem, repetidamente, feito balanços sobre ações positivas da sua gestão.

Apesar da campanha intensa e dos acenos importantes, o alinhamento do procurador com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante os últimos quatro anos pesa contra ele.

Críticos à recondução citam uma postura considerada como leniente de Aras com relação ao ex-capitão, sobretudo ante os processos que pretendiam investigar a conduta e a responsabilidade de Bolsonaro na condução da pandemia de Covid-19. Desde setembro de 2019, quando assumiu o cargo, Aras encerrou mais de 70% dos pedidos de investigação que tinham como alvo o ex-presidente. 

Há ainda a briga entre Arthur Lira (PP) e Renan Calheiros (MDB), dois articuladores importantes no Congresso, que ganhou um novo capítulo com a possibilidade de recondução. Lira é um defensor – e protegido – do procurador, enquanto Calheiros registra publicamente sua insatisfação. Ele chegou a chamar Aras de ‘anão moral’ em manifestação recente.

Lula ainda não deu pistas sobre a sua indicação para o cargo. Há, porém, a forte indicação de que ele não pretende seguir a lista tríplice, elaborada por entidades ligadas à PGR. Entre os favoritos para chefiar o órgão, caso Aras não tenha sucesso em sua campanha, estão o subprocurador Antônio Carlos Bigonha e o subprocurador Paulo Gonet.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo