Política

Rui Costa elogia conduta de Aras, mas rejeita ‘dar palpites’ sobre recondução à PGR

O procurador aposta em críticas à Lava Jato a fim de angariar mais aliados para a manutenção do cargo

Apoie Siga-nos no

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, elogiou o trabalho do procurador-geral da República, Augusto Aras, no comando do órgão. 

“Se tem algo, e é meritório, que o atual procurador da República fez foi enfrentar, e na minha opinião foi bom para o País, superar aquela avalanche de perseguição e de lavajatismo, que deixou tantos problemas”, disse o petista em entrevista ao jornal O Globo no domingo 16.

A sinalização positiva vem a menos de dois meses do final do segundo mandato de Aras e após o PGR começar uma campanha por sua recondução, com acenos ao governo. Na semana passada, Aras enalteceu sua gestão a partir de críticas ao modus operandi da Lava Jato.

“Na minha opinião, (Aras) teve a virtude (de enfrentar). Isso é explícito, quem gosta e quem não gosta dele. Reconheço esse mérito na conduta dele. Agora, isso não tem nada a ver com a sua eventual indicação”, acrescentou Costa.

O ministro ainda salientou que a escolha do próximo chefe do Ministério Público Federal é exclusiva do presidente e que “não cabe a mim ou a nenhum outro ministro ficar dando palpite”. Lula, por sua vez, não descarta a possibilidade da recondução de Aras.

O próximo semestre na Casa Civil

Para a pasta, o foco dos próximos seis meses deve ser a implementação do Novo PAC. Costa estimou um investimento de 60 bilhões de reais por ano para o projeto, além de concessões e parcerias público-privadas.

Na lista de investimentos está a criação de universidades e institutos federais.

Costa ainda afirmou não estar na lista da pasta qualquer debate sobre descontos para eletrodomésticos, em resposta a uma sugestão de Lula que na semana passada gerou certa discordância entre ministros.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo