Artigo
O financiamento climático exige um novo olhar econômico
Resgatar o papel do Estado como investidor, planejador e garantidor de equidade não é um retrocesso, mas uma condição para um futuro viável
POR Adriana Abdenur | 14.11.2025 - 04h00Por que deveríamos estar discutindo os data centers na COP30?
Não podemos permitir que os mesmos países que historicamente causaram a crise climática agora exportem suas infraestruturas mais destrutivas para as regiões mais vulneráveis do planeta
POR Fernando Horta | 13.11.2025 - 05h59O ecocídio brasileiro
Nessa guerra contra a natureza e contra nós próprios, o agro se inviabiliza e se tornará cada vez mais inviável — mas destruirá todos os recursos no caminho para adiar sua inevitável morte
POR Luiz Marques | 26.09.2025 - 15h11Últimas Artigo
Gustavo Franco e o aprendizado
Até quando perseguiremos equilíbrios no orçamento gerando desequilíbrios insustentáveis na sociedade?
Por Nathan Caixeta e André Luiz Passos Santos | 17.12.2023 17h43
Formação geral de 2.400 horas no Ensino Médio é viável e fortalece o Ensino Técnico
Ainda assim, Mendonça Filho e fundações empresariais querem reduzir carga horária da formação geral e da formação técnica
Por Coletivo em Defesa do Ensino Médio de Qualidade | 13.12.2023 13h23
PL do Novo Ensino Médio: Repetiremos no futuro os erros do passado?
O direito à educação não é sinônimo de mero acesso ao espaço físico das escolas, mesmo que sejam de tempo integral ou bem equipadas
Por Coletivo em Defesa do Ensino Médio de Qualidade | 12.12.2023 06h00
Direitos Humanos para quem?
A ONU comemora 75 anos da declaração dos Direitos Humanos, mas no Brasil a insegurança alimentar e a violência ainda assolam a população
Por Carlos Nicodemos | 10.12.2023 10h25
O problema é como ensinamos a matemática; o resultado é a desigualdade no Brasil
Em um Brasil marcado pela desigualdade, ensinar matemática é dar a meninas e meninos a opção real de mobilidade social pela educação
Por Marina França e Ya Jen Chang | 08.12.2023 17h11
Não podemos admitir novos retrocessos no Ensino Médio brasileiro
O PL n. 5.230/2023 resulta de um amplo movimento da sociedade pela revogação da reforma de 2017 e por um ensino médio público de qualidade e com equidade para as juventudes do país. Não podemos retroceder!
Por Coletivo em Defesa do Ensino Médio de Qualidade | 06.12.2023 06h00
Quem cobrirá o ônus das mudanças do clima?
O movimento filantrópico brasileiro deve buscar ser mais pragmático e assertivo, renunciando ao protagonismo individual em prol de uma ação realmente conjunta
Por Rubens Harry Born e Cristina Orpheo | 30.11.2023 05h46
Novembro Negro: até onde as marcas se comprometem com a pauta racial?
Por trás da publicidade aparentemente comprometida, as marcas seguem empenhadas em enfraquecer ou barrar iniciativas que beneficiariam, sobretudo, a população negra
Por Camila Maranha, Letícia Portugal e Vitória Moraes | 24.11.2023 11h39
Criar agência reguladora é chancelar cartel na educação
A proposta anunciada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, é uma afronta
Por Gilson Reis e Contee | 17.11.2023 14h34
Diferentes oceanos, um mesmo continente: Salvador, Cali e a memória como estratégia de luta antirracista
É perceptível o quanto as expressões artísticas e demais elementos culturais são peças-chave na luta antirracista, seja na Bahia ou no Valle del Cauca
Por Alex Pegna Hercog e Rafaela Silva Dornelas | 15.11.2023 03h00