Política

‘Sei que o Brasil não estará bem com ele’, diz Bolsonaro sobre Moro

‘Parece recalque’, comentou o presidente sobre aliança do seu ex-ministro com outros ex-aliados, como Mandetta e Santos Cruz

O presidente da República, Jair Bolsonaro, e o ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro, denunciante da interferência. Foto: Isaac Amorim/MJSP
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro criticou a pré-candidatura de Sergio Moro (Podemos), seu ex-ministro, para concorrer às eleições de 2022. Para o ex-capitão, o ex-juiz, que ficou mais de um ano no seu governo, é ‘despreparado’ e se aproxima de outros ex-bolsonaristas por ‘recalque’.

As declarações foram dadas em entrevista à RedeTV! logo após a filiação do general Santos Cruz, ex-ministro da Secretaria de Governo, ao Podemos, e o anúncio de possível aliança entre o partido e o União Brasil que pode gerar uma chapa entre Moro e o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta.

“O Sergio Moro não consegue conversar com as pessoas e outra [ele] está juntando ex-ministros meu, parece um recalque”, disse. “Não vou desejar boa sorte porque sei que o Brasil não estará bem com ele, mas o que acontecer, que o povo decidir, as consequências o próprio povo vai sentir”, acrescentou.

Bolsonaro voltou a dizer que ainda não sabe se será candidato à reeleição em 2022. Em ‘sinais trocados’, no entanto, afirmou que participará dos debates eleitorais no ano que vem. A participação estaria condicionada, porém, a não ter perguntas sobre seus filhos ou sobre sua família. Três dos seus cinco filhos são políticos envolvidos em suspeitas de corrupção e outras irregularidades.

“Se porventura eu vir a ser candidato é para não deixar que a esquerda volte para o poder, porque se voltar será o fim de todos nós”, alegou.

Mentiras de sempre

Na entrevista à emissora bolsonarista, o presidente também voltou a repetir as mesmas mentiras contadas recentemente. A primeira é de que a inflação não seria culpa do seu governo, mas sim de políticas de isolamento para conter a pandemia e que, ainda assim, o Brasil teria sido o País que menos sofreu economicamente no período. A segunda mentira contada por Bolsonaro é de que a Amazônia não pegaria fogo por ser uma floresta úmida.

As duas afirmações já foram amplamente rechaçadas por especialistas. O Brasil tem um dos piores desempenhos econômicos do G20 e diversos estudos apontam que o lockdown não é responsável pela recessão econômica, pelo contrário, contribui para uma retomada mais rápida. Sobre a Amazônia, dados oficiais do Inpe mostraram que, só em 2020, foram registrados mais de 100 mil focos de incêndio no bioma.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo