Política

Quaest: No RJ, Castro lidera com 25% e Freixo está em segundo com 18%

A pesquisa também monitorou a disputa pelo Senado no Rio, em que Romário tem 19%, Crivella consegue 11% e Molon soma 10%

Marcelo Freixo e Cláudio Castro. Fotos: Mauro Pimentel/AFP e Reprodução/CNN Brasil
Apoie Siga-nos no

O atual governador Cláudio Castro (PL) está na frente da disputa pelo governo do Rio de Janeiro, segundo a nova rodada da pesquisa Quaest divulgada nesta terça-feira 17. Apoiado por Jair Bolsonaro, o político chega a 25% no principal cenário monitorado, tendo crescido 4 pontos percentuais desde março.

Marcelo Freixo (PSB), apoiado por Lula (PT) e outros partidos da centro-esquerda, se mantém estável em segundo lugar ao somar 18% das intenções de voto. O resultado desta terça é um ponto percentual maior do que em março, tendo oscilado, portanto, dentro da margem de erro da pesquisa.

Em terceiro lugar aparece o pedetista Rodrigo Neves, que soma 8% dos votos. André Ceciliano (PT), caso opte por concorrer ao governo e não ao Senado, teria 2%, mesmo percentual de Paulo Ganime (Novo). Felipe Santa Cruz (PSD) soma 1%.

Segundo Felipe Nunes, cientista político e diretor da Quaest, embalado pelo crescimento de Bolsonaro no estado, Castro vive seu melhor momento eleitoral e, por isso, conseguiu ampliar a margem de votos. O resultado é puxado também pela vantagem que o bolsonarista tem no interior do estado.

“A principal diferença desta eleição está na variação regional do voto. Enquanto Castro e Freixo empatam na cidade do Rio, no interior o governador vence com 18 pontos à frente. A Baixada continua em disputa: Castro leva vantagem numérica, mas está tecnicamente empatado com Freixo”, destaca Nunes em sua habitual análise publicada nas redes sociais.

Outro aspecto destacado por Nunes para explicar a vantagem de Castro é a conversão de votos dos presidenciáveis. De acordo com a pesquisa, apesar do apoio formal de Lula, Freixo conseguiu atrair até o momento apenas um terço dos eleitores do petista. Já Castro conseguiu reunir 42% de quem diz votar em Bolsonaro. Chama a atenção ainda os 17% de eleitores do petista que dizem votar no atual governo do RJ.

“Conseguir entrar no eleitorado de Lula é um dos trunfos que o atual governador tem”, destaca o pesquisador. Vale lembrar que Castro tem evitado vincular sua imagem com Bolsonaro e se negou a fazer críticas públicas a Lula. Aliados do atual governador confirmam em conversa com CartaCapital a inusitada tentativa de construir uma ‘chapa informal’ com Castro, André Ceciliano (PT) e Lula.

Além do cenário principal, outras duas disputas foram monitoradas pela Quaest. Os resultados oscilam dentro da margem de erro e mostram que Castro pode chegar a 27% e Freixo a 19% a depender dos candidatos na disputa.

Senado: Romário tem 19%, Crivella, 11%, e Molon, 10%

No principal cenário pesquisado para a disputa do Senado no Rio, Romário (PL) lidera com 19% das intenções de voto. Em seguida está o ex-prefeito do Rio Marcelo Crivella (Republicanos), com 11%, tecnicamente empatado com Alessandro Molon (PSB), que tem 10%.

O levantamento ainda traz Clarissa Garotinho (PROS) com 6% e o deputado bolsonarista Daniel Silveira (PTB) com 4%. No principal cenário, André Ceciliano (PT), candidato apoiado por Lula, teria apenas 2% das intenções de voto, numericamente atrás dos emedebistas Washington Reis e de Otoni de Paula, que têm 3% cada.

Outros três cenários com diferentes arranjos foram monitorados. Veja os resultados:

Para chegar aos resultados desta terça-feira, a Quaest entrevistou 1.200 eleitores do RJ entre os dias 12 e 15 de maio. A margem de erro é de 2,8 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo