Justiça

Lula recebe Aras no Planalto; procurador está em campanha pela recondução ao cargo

Encontro está na agenda oficial do presidente nesta quinta-feira

Fotos: Evaristo Sa/AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente Lula (PT) recebe, na tarde desta quinta-feira 17, o procurador-geral da República, Augusto Aras, no Palácio do Planalto. O encontro ocorre cerca de 1 mês antes do fim do mandato de Aras na PGR. Ele está, abertamente, em campanha pela recondução.

O encontro, que está registrado na agenda oficial, não é, de certa forma, uma surpresa. Lula já havia prometido que conversaria com Aras, assim como com todos os candidatos ao posto de PGR. Aliados do petista já defenderam publicamente o procurador e há aqueles que são simpatizantes da recondução.

Pesa contra Aras, porém, sua proximidade com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em especial no período da pandemia, quando sua atuação em favor do ex-capitão foi determinante para blindar o político negacionista. A fama de ‘engavetador-geral’ também persegue Aras.

O PGR, em campanha, tenta usar a sua postura contrária à Operação Lava Jato para ganhar a simpatia de Lula. Recentemente, ele chegou a compartilhar um texto com elogios a sua postura diante da força-tarefa de Curitiba. Na legenda, ele optou por destacar um trecho em que afirma ser o responsável por ‘desestruturar’ a base do lavajatismo no País.

Lula, recentemente, não descartou totalmente a possibilidade de reconduzir o procurador ao cargo. Disse, porém, querer um ‘garantista’ no comando da instituição. Prometeu, ainda, ‘passar um pente fino’ na vida dos cotados e escolher o nome ‘com mais critério’ do que teve nos mandatos anteriores como presidente.

Além de políticos próximos a Lula, Aras já recebeu apoio de outros procuradores e magistrados, bem como acenos importantes de integrantes do STF. Ele alega, no entanto, que vem sendo sabotado dentro do Ministério Público neste fim de mandato. O cargo de PGR ficará vago a partir de 26 de setembro. Uma eventual recondução de Aras ou a indicação de um novo nome é esperada até outubro. 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo