Economia

Lula aponta aplicativos públicos e cooperativas como saídas para criação de empregos

Ex-presidente celebrou a política feita em Araraquara, que desenvolveu seu próprio aplicativo de transporte

Lula em seu segundo evento oficial no Rio Grande do Sul. Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu nesta quinta-feira 2 a necessidade de se buscar, em um eventual terceiro mandato, uma solução inovadora para se criar novas formas de emprego no Brasil. O País tem hoje 11,3 milhões de desempregados, o que significa uma taxa de 10,5%, segundo o monitoramento de abril do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Conforme explicou em evento que reuniu cooperativas do Rio Grande do Sul, o avanço do mundo digital e a robotização das indústrias não permitem mais que o País trilhe o mesmo caminho dos anos 1980, quando presidiu o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, ou 2003, quando assumiu a presidência pela primeira vez. Para ele, soluções possíveis precisam levar em conta o cenário atual e passam pela criação de aplicativos públicos de transporte e entrega, bem como pelo cooperativismo.

“Eu acredito que o mundo digital está nos levando a descobrir novas formas de trabalho. Nas reuniões todo mundo fala do desemprego e de criar mais emprego, fala em criar o novo, mas não sai do genérico, ninguém diz exatamente o que vai criar”, destacou Lula.

“O que nós temos de experiência é que, depois do que foi feito neste País do desmonte da legislação trabalhista e da previdência, o que temos de novo são as empresas de aplicativos. […] Aí é que entra a história que aconteceu em Araraquara”, complementou o petista.

No discurso, ele celebrou a política feita na cidade do interior de São Paulo, administrada por Edinho Silva (PT), que desenvolveu seu próprio aplicativo de transporte, no qual fica com apenas 10% das corridas feitas pelos motoristas associados e não com a maior parte, como fazem as gigantes do setor. Segundo defendeu, a solução, aliada ao cooperativismo, podem ser as saídas para reduzir os índices de desemprego no Brasil em um eventual terceiro mandato.

“Quem sabe não é um momento extraordinário para a gente colocar a cooperativa na ordem do dia dos nossos discursos”, enfatizou. “Como estamos nessa loucura de renovar, reciclar e ter a capacidade de pensar mais do que a gente pensava, quem sabe o cooperativismo não está vivendo um momento de ouro para se fortalecer”, disse Lula mais adiante.

O ex-presidente voltou ainda a afirmar que pretende, caso seja novamente eleito, implementar um Estado forte. O discurso repete a tônica do que disse Lula em sua primeira agenda no Rio Grande do Sul na noite de quarta-feira 1º. Na ocasião, ele ainda mandou um ‘recado’ aos interessados nas privatizações. “Quem quiser se meter a comprar a Petrobras e a Eletrobras, prepare-se, porque vai ter de conversar conosco depois das eleições.”

Nesta quinta, repetiu a afirmação sobre a força do Estado e acrescentou ainda que, se eleito, pretende fazer uma ‘meia revolução’ no País.

“Não dá pra gente voltar e só fazer a mesma coisa. É preciso que nossa volta signifique uma meia revolução de inovação neste País. Nós precisamos fazer coisas novas para gerar novas oportunidades”, explicou.

 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo