Política

‘Lockdown, fique em casa… A vida continua, porra’, diz Bolsonaro no Nordeste

O ex-capitão voltou a afirmar que, no Brasil, ‘tem muita gente melhor e mais preparada’ para governar

Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

No Nordeste para uma série de eventos oficiais da transposição do Rio São Francisco, o presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a pregar contra o lockdown e medidas de prevenção contra a Covid-19 no Brasil. A declaração desta terça-feira 8 ocorre em meio a uma nova alta de casos e mortes pela doença nas últimas semanas, impulsionadas pela variante Ômicron.

“Não quero criticar aqui governador ou prefeito, muitos erraram tentando acertar. O duro é ver que aquele que errou não queira reconhecer seu erro. […] Lockdown, fique em casa, toque de recolher… A vida continua, porra”, disse Bolsonaro.

Antes, o ex-capitão já havia dito não ter errado em nenhuma decisão durante a pandemia e exaltado um suposto sucesso alcançado na economia pelo seu governo.

“Apesar da pandemia, que levou muita gente embora e lamentamos cada vida perdida, nós, no quesito economia, fomos um dos melhores do mundo. Tudo que preguei lá atrás virou realidade”, celebrou Bolsonaro, minimizando as mais de 630 mil mortes por Covid e não citando a inflação recorde e o alto índice de desemprego que ainda assola o País.

Durante o discurso, ele evitou tratar das recentes declarações preconceituosas contra nordestinos em transmissões ao vivo. Sobre o tema, rapidamente, destacou a ‘igualdade no Brasil’.

“Satisfação muito grande retornar ao meu Nordeste. Sou de São Paulo, a cidade que tem mais nordestinos no Brasil”, afirmou. “Escolhemos ministros não pela cor da pele, pelo gênero ou pela sua origem, mas pessoas que pudessem representar a sociedade. Por coincidência temos 7 nordestinos”, destacou adiante.

Bolsonaro ainda voltou a tratar da sua inaptidão para ocupar o cargo de Presidente da República.

“Tem muita gente melhor e mais competente do que eu por esse Brasil enorme. Mas quis o destino que a direção do Executivo coubesse a nós”, repetiu.

“Fizemos aquilo que poucos fazem após as eleições, que é honrar compromisso”, celebrou em seguida, sem citar, porém, todas as promessas de campanha quebradas, como a recriação de ministérios e a distribuição de cargos para líderes do Centrão em troca de apoio parlamentar.

Ainda ao mentir sobre sua atuação, Bolsonaro disse que o governo teria um tratamento igualitário para todos os estados e municípios, independentemente do partido responsável por governar o local.

Na prática, no entanto, sua gestão tem privilegiado a distribuição de emendas e benfeitorias em cidades comandadas por aliados políticos e redutos eleitorais bolsonaristas. Miracatu, por exemplo, onde o seu irmão Renato Bolsonaro é auxiliar do prefeito, é uma das grandes beneficiadas por emendas do orçamento secreto.

Por fim, Bolsonaro exaltou um papel das Forças Armadas como ‘garantidor da democracia e da liberdade’ e disse aos jornalistas presentes que seu governo nunca teria atuado para censurar a imprensa. Na prática, no entanto, a atual gestão lidera uma crescente nos ataques aos repórteres brasileiros desde 2019. A atuação de Bolsonaro neste quesito fez com que ele passasse a integrar a lista internacional de ‘predadores da liberdade de imprensa’ ao lado de antigos ditadores e tiranos mundiais.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar