Política

Cidade onde irmão de Bolsonaro é chefe de gabinete foi beneficiada pelo orçamento secreto

Ao menos R$ 10 milhões foram repassadas a Miracatu em emendas de relator nos últimos 15 dias de 2021

(Foto: Divulgação/Alesp)
Apoie Siga-nos no

A cidade de Miracatu, no Vale do Ribeira em São Paulo, recebeu cerca de 35 milhões de reais em verbas federais nos últimos 15 dias do ano de 2021. Ao menos 10 milhões de reais deste montante são provenientes de emendas de relator, do chamado orçamento secreto.

O município é comandado por Vinícius Brandão, do PL, mesmo partido de Jair Bolsonaro, que tem como chefe de gabinete Renato Bolsonaro, irmão do presidente. O caso foi revelado pelo jornal O Globo desta sexta-feira 7 com base nos dados do Portal da Transparência.

Os 35 milhões de reais empenhados no apagar das luzes em 2021 são verbas de quatro ministérios: Agricultura, Desenvolvimento Regional, Cidadania e Turismo. Evidências coletadas pelo jornal mostram como o irmão de Bolsonaro, usando de sua influência em Brasília, atuou diretamente aos ministros pela liberação dos valores.

De acordo com a reportagem, Renato Bolsonaro esteve pessoalmente com o ministro João Roma, da Cidadania, dias antes do dinheiro da pasta ser empenhado ao município. Além de Roma, há registros de encontros com outros ministros, como Milton Ribeiro, da Educação, a quem Renato agradeceu nas redes sociais pelos ‘presentões’ a Miracatu. Ele se referia a construção de uma nova escola e de um campus do Instituto Federal de São Paulo no município.

O chefe de gabinete do prefeito também atuou diretamente com o irmão para que Miracatu fosse beneficiada. Nas redes sociais também é possível ver Renato ao lado do presidente em diversas ocasiões, quase sempre com legendas que afirmam estar atuando pelo ‘desenvolvimento de Miracatu’. Em meados de novembro, por exemplo, Renato chegou a levar uma comitiva de vereadores aliados na cidade para se reunir com o presidente. A agenda teria causado surpresa até entre os participantes do encontro.

“Tantos problemas no nosso País e o senhor abriu as portas para o nosso município. Miracatu é muito grato por tudo o que você tem feito”, escreveu Pablo Pereira (PL), vereador que preside a Câmara Municipal de Miracatu.

Para além dos 35 milhões de reais em emendas empenhadas, o reduto eleitoral do clã Bolsonaro já recebeu outras benesses da família presidencial. Eduardo Bolsonaro (PSL), deputado e filho do presidente, foi o responsável por assinar a emenda que forneceu uma nova retroescavadeira para Miracatu. O tio, Renato, não se furtou em agradecer o sobrinho nas redes sociais, movimento repetido pelo prefeito da cidade.

Cidades vizinhas a Miracatu não têm tido o mesmo tratamento. Peruíbe, três vezes maior do que a vizinha, ainda aguarda a liberação de valores que não sejam os obrigatórios, conforme registrou o prefeito Luiz Maurício (PSDB) ao jornal.

“A gente tem os recursos federais, mas são aqueles de repasses obrigatórios. Eu gostaria muito de ter um recurso desses chegando para o município. Apanhei muito dos militantes de Bolsonaro quando ele veio aqui na minha cidade comer pastel. Eu queria mostrar para ele os problemas do município, cobrar recursos, mas ele comeu pastel e foi embora”, destacou o chefe do executivo da cidade.

Renato e o prefeito Brandão não se pronunciaram. Parte dos ministérios também optou pelo silêncio. Já as pastas da Agricultura e do Turismo disseram que os repasses ‘seguiram todos os normativos técnicos e legais, e de forma transparente’ e que os valores seriam recursos já programados pelos órgãos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo