Política
Lira usou carro ligado a esquema dos kits de robóticas durante campanha, diz jornal
O parlamentar usou uma picape Toyota Hilux preta que, em janeiro deste ano, foi flagrada por agentes da PF em uma entrega de dinheiro


O deputado federal Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, teria utilizado nas eleições de 2022 uma picape Toyota Hilux preta que, em janeiro deste ano, foi fotografada e monitorada por agentes da Polícia Federal em uma entrega de dinheiro que seria originário de desvios de contratos para a compra de kits de robótica. As informações são da Folha de S. Paulo.
O veículo, de placa RQG-3B95, pertence ao policial civil e empresário Murilo Sergio Juca Nogueira, que foi alvo de busca e apreensão da operação Hefesto, na última semana. A ação da PF visa desarticular organização criminosa suspeita de praticar crimes de fraude em licitação e lavagem de dinheiro. Em um dos endereços ligados ao policial, os agentes encontraram um cofre com ao menos 4,4 milhões em dinheiro vivo.
Segundo a prestação de contas entregue por Lira à Justiça Eleitoral no ano passado, o policial lhe emprestou a picape para que ele a utilizasse por dez dias em sua campanha, uma doação estimada em 4 mil reais.
Em abril do ano passado, uma reportagem do jornal revelou a compra de kits de robótica superfaturados para municípios de Alagoas, todas assinadas por uma mesma empresa pertencente a aliados de Lira. Procurado pela reportagem, o presidente da Câmara não respondeu sobre a sua ligação com Murilo Sérgio.
Nesta segunda-feira 5, o governo oficializou a exoneração do diretor de Apoio à Gestão Educacional do Ministério da Educação (MEC), Alexsander Moreira, por suposto envolvimento com a fraude.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Comissão de Ética investiga ingerência de Ricardo Salles em operação contra madeireiros
Por André Lucena
Salles diz que não será candidato à prefeitura de SP em 2024: ‘A direita perdeu’
Por CartaCapital
Ministro confirma que sogro usa seu gabinete, mas nega ilegalidade
Por CartaCapital
Diretor do MEC envolvido no esquema de kits de robótica é exonerado pelo governo
Por CartaCapital
Em gravação da PF, motorista de aliado de Lira recebe dinheiro vivo em esquema de kits robótica
Por André Lucena