Política

Ex-ministro de Bolsonaro reconhece que não comunicou a Receita Federal sobre joias

Bento Albuquerque depôs à Polícia Federal sobre o caso que envolve o ex-presidente

O ex-ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. Foto: Alan Santos/PR
Apoie Siga-nos no

O ex-ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque reconheceu à Polícia Federal que não informou aos fiscais da Receita Federal do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, que portava um estojo de joias dadas pelo governo da Arábia Saudita. A informação é do jornal O Globo.

No depoimento, o militar disse ainda que só abriu a encomenda no dia seguinte, já no Ministério. Em 2021, Albuquerquer foi ao país árabe representar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Na volta, o assessor do ex-ministro, Marcos André dos Santos Soeiro, que portava outro pacote com ‘presentes’ para a família do ex-capitão, foi flagrado e teve os objetos detidos.

À PF, como repercutiu CartaCapital, Soeiro admitiu precisou pagar por excesso de bagagem para trazer ao Brasil os volumes.

Bolsonaro e seu ajudante de ordens, o tenente-coronel Mauro Cid, foram intimados a prestar depoimento no âmbito da investigação. As oitivas ocorrerão na próxima quarta-feira 5, em Brasília.

Até o momento, dos três kits de joias descobertos, o ex-presidente devolveu dois. O Tribunal de Contas da União estabeleceu um prazo para a defesa de Bolsonaro entregar um terceiro lote.

O ex-capitão, que ficou nos Estados Unidos por quase três meses, voltou ao Brasil na última quinta-feira 30. No embarque para Brasília, Bolsonaro minimizou o caso.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo