Política

É muito difícil eleger uma candidatura do PT em São Paulo, diz presidente do PSB

Siqueira repete o argumento de França de que ‘se fosse uma candidatura mais ao centro, acho que teria mais chance’

Foto: Ruy Baron
Apoie Siga-nos no

O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, afirmou ser muito difícil o PT conseguir eleger o governador em São Paulo. A declaração foi dada ao jornal Valor Econômico em meio às negociações do partido por uma candidatura própria no estado.

Os petistas lançaram o nome do ex-prefeito Fernando Haddad, que lidera as pesquisas, e os pessebistas insistem na pré-candidatura do ex-governador Márcio França.

“O que penso é que o PT disputa o governo de São Paulo desde que foi fundado. Nem mesmo no melhor momento, no prestígio mais alto do presidente Lula, conseguiram eleger o governador de São Paulo”, disse Siqueira à publicação. “É claro que não diria que é impossível, mas é muito difícil eleger uma candidatura do PT”.

Na conversa, publicada nesta segunda-feira 27, o dirigente partidário repete o argumento de França de que “se fosse uma candidatura mais ao centro, acho que teria mais chance”.

Como noticiou CartaCapital, o PT aposta que chegará a um acordo com o PSB para o lançamento de um único nome nos próximos dias. O partido tem evitado usar a palavra ‘desistência’ para não pressionar o possível aliado, mas indica que o entendimento está no ‘horizonte’.

“Haverá uma unidade em breve”, afirmou um dirigente do PT em conversa com CartaCapital no sábado 25. “Não posso falar em desistência porque é muito agressivo”.

Outros estados

Além de São Paulo, PT e PSB tentam acordos para palanques únicos no Rio Grande do Sul e no Espírito Santo. Ao Valor, Siqueira disse que as siglas devem finalizar as negociações até 10 de julho.

Na entrevista, o dirigente descartou que a possibilidade do pré-candidato do PSB ao governo do Rio Grande do Sul, Beto Albuquerque, apoiar Ciro Gomes (PDT) em vez da chapa composta por Lula (PT) e Geraldo Alckmin (PSB).

“Se o Beto conseguir uma aliança e quiser ser candidato, com o PT ou sem o PT, ele será. Mas precisa ter uma aliança”, afirmou. “O Beto pode ser candidato, mas o palanque do PSB, de Norte a Sul, de Leste a Oeste, é um só: é Lula e Alckmin. Não tem Ciro.”

No estado, o PT lançou a pré-candidatura do deputado estadual Edegar Pretto.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo