Política

Haddad tem 27% das intenções de voto e lidera disputa pelo governo de SP, diz Exame/Ideia

Petista está com 10 pontos percentuais de vantagem para o segundo colocado, o bolsonarista Tarcísio de Freitas

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) lidera a disputa pelo governo do estado com 27% das intenções de voto, segundo a nova rodada da pesquisa Exame/Ideia, divulgada na noite desta quarta-feira 8. O levantamento mostra que o petista tem 10 pontos percentuais de vantagem sobre o segundo colocado, o bolsonarista Tarcísio de Freitas (PL), que tem 17%.

Em terceiro lugar está o ex-governador Márcio França (PSB), com 14%, seguido pelo atual chefe do Executivo, o tucano Rodrigo Garcia (PSDB), com 11%. Os resultados são do cenário principal e colocam Tarcísio, França e Garcia numericamente distantes, mas tecnicamente empatados na disputa.

A pesquisa ainda monitorou um segundo cenário, sem a presença de França. Neste caso, Haddad sobe para 31% das intenções de voto e Tarcísio mantém os 17%. Quem varia positivamente é Garcia, que chega a 14% da preferência dos eleitores sem a presença do ex-governador.

Nas duas disputas pesquisadas, os demais pré-candidatos, juntos, não somam nem 5% das intenções de voto.

Haddad lidera na espontânea

O ex-prefeito também aparece na dianteira da disputa no monitoramento espontâneo, quando não são apresentadas opções. Neste caso, Haddad reúne 15% das intenções de voto, 8 pontos percentuais a mais do que França, que tem 7% e ocupa o segundo lugar. Tarcísio, por sua vez, aparece com 4% e Garcia tem 3%.

Vale ressaltar ainda a menção a João Doria (PSDB), que não é um postulante ao cargo, mas foi indicado como opção de voto de forma espontânea por 2% dos eleitores de SP. O resultado o coloca numericamente à frente das demais pré-candidaturas apresentadas até o momento. Curiosamente, Geraldo Alckmin (PSB), que será o vice na chapa presidencial com Lula (PT), também foi mencionado. Ao todo, o ex-governador tem 0,3% das intenções de voto.

Segundo turno

Ao todo, seis cenários de segundo turno foram monitorados pela pesquisa. Nos três em que Haddad consta como uma opção, ele lidera em dois: contra Tarcísio e Garcia. Em uma eventual disputa com França, estaria empatado. Veja os resultados:

  • Haddad – 38% X Garcia – 29%
  • Haddad – 36% X Tarcísio – 31%
  • Haddad – 34% X França – 34%
  • Tarcísio – 32% X Garcia – 30%
  • França – 37% X Tarcísio – 33%
  • França – 38% X Garcia – 33%

Rejeição a Haddad ainda é a maior

O petista, apesar dos bons resultados nos cenários eleitorais monitorados, é quem também reúne a maior rejeição. Ao todo, 35% dos entrevistados indicam reprovação à pré-candidatura de Haddad. Tarcísio de Freitas tem 21% de rejeição, Rodrigo Garcia 19% e Márcio França 12%.

Vale ressaltar que o eleitor poderia indicar rejeição a mais de um pré-candidato.

Para chegar aos resultados, foram entrevistados, por telefone, 1.200 eleitores de São Paulo entre os dias 3 e 8 de junho. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Confira a íntegra da pesquisa:

EXAME-IDEIA_8-DE-JUNHO_ELEICOES_SAO-PAULO-editorial-1

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo