Justiça

Allan dos Santos cria novo canal no Telegram: ‘Sabe quando iremos parar? Nunca’

A aparição do bolsonarista foragido nas redes sociais descumpre parte da decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal

O blogueiro bolsonarista Allan dos Santos. Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, do extinto portal Terça Livre, criou um novo canal no aplicativo Telegram nesta segunda-feira 21.

A aparição de Allan nas redes sociais descumpre parte da decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, que pediu a detenção do blogueiro em outubro do ano passado.

Desde que teve sua prisão decretada, o bolsonarista está foragido nos Estados Unidos. Na última semana, chegou a pedir o desbloqueio das contas bancárias e dos perfis do Terça Livre nas redes sociais ao Supremo. A solicitação vem sendo negada desde o ano passado, ao passo em que Allan descumpre reiteradamente a ordem judicial de se manter afastado das redes sociais.

O novo canal, batizado pelo blogueiro de ‘Liberdade de expressão – Freedom of speech’ entrou no ar logo no início da manhã. O primeiro post, no entanto, só foi ao ar por volta das 13h30, conforme registrou o site Poder360.

“Sabe quando iremos parar? NUNCA. A liberdade foi dada por DEUS”, diz o texto da primeira publicação. Em seguida, Allan posta um áudio e um vídeo sobre a nova tentativa de manter sua rede ativa.

Canais do blogueiro já foram excluídos por decisão judicial poucas horas depois de serem criados. Há em outras plataformas perfis que podem estar sendo administrados por Allan.

A criação do novo canal no Telegram coincide com o desbloqueio da plataforma no Brasil logo após se comprometer com o combate às fake news no País.

O bloqueio havia sido determinado por Moraes na tarde de sexta-feira 18. No fim de semana, uma série de medidas anunciadas pela rede, bem como a nomeação de um representante legal no Brasil, fez o ministro rever a decisão.

Allan é alvo de dois inquéritos no STF e já teve canais excluídos no Telegram recentemente. Uma das investigações abertas apura a participação do blogueiro na divulgação de ataques contra a Corte. A outra investiga a participação do bolsonarista nas chamadas milícias digitais.

Além da prisão e do bloqueio nas redes, o STF determinou ainda que o Ministério da Justiça inicie o processo de extradição do blogueiro. A medida foi alvo de polêmica e causou a demissão da responsável pelo processo na Polícia Federal, revelando nova possível interferência de Bolsonaro na PF. A suspeita é de que o governo federal tentaria atrasar o cumprimento da decisão, mas o pedido da Corte, como era protocolar, já havia sido posto em prática pelo órgão.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo