Aldo Fornazieri

Doutor em Ciência Política pela USP. Foi Diretor Acadêmico da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), onde é professor. Autor de 'Liderança e Poder'

Opinião

assine e leia

Lula, a ONU e o ambiente

A política de sustentabilidade ambiental brasileira não pode reduzir-se à Floresta Amazônica e à transição energética

O presidente Lula (PT). Foto: Jim Watson/AFP
Apoie Siga-nos no

O discurso de Lula na Assembleia-Geral da ONU pode ser analisado sob vários aspectos e significados. Do ponto de vista mais geral e nacional, pode-se dizer que ele expressou a culminância de um movimento de restauração da credibilidade, da importância e da respeitabilidade do Brasil no mundo, ativos destruídos por Bolsonaro.

Não por acaso, nos primeiros nove meses de governo, Lula priorizou a agenda internacional. No cume desse processo quis mostrar, simbolicamente, que o Brasil vive outro momento político interno. Esta simbologia se expressou na ideia da unidade pela presença dos presidentes da Câmara e do Senado, lado a lado, na plateia da ONU. Lula cumpriu com êxito a tarefa restauradora, necessária ao Brasil. Agora, a política externa entra numa fase de normalidade, na qual o governo e a diplomacia trabalharão para viabilizar os interesses e as ambições do País.

Este texto não representa, necessariamente, a opinião de CartaCapital.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo