CartaExpressa,Saúde

Inverno pode agravar a pandemia no Brasil, alerta Fiocruz

Inverno pode agravar a pandemia no Brasil, alerta Fiocruz

Boletim alerta para a necessidade de reforçar os cuidados para conter o possível avanço

(Foto: Andreas SOLARO / AFP)

(Foto: Andreas SOLARO / AFP)

O Boletim do Observatório Covid-19 Fiocruz, divulgado na quinta-feira 17, aponta para um possível agravamento da pandemia com a chegada do inverno. O relatório mostra que o Brasil já vive um crescimento de casos e mortes pela Covid-19 e alerta que será preciso reforçar as medidas de prevenção, como uso de máscaras e distanciamento social.

De acordo com o documento, “o quadro da pandemia no Brasil, que se aproxima de meio milhão de mortes, permanece bastante crítico” e um avanço da pandemia tornaria a situação ainda mais temerária. O estudo informa ainda que, em pouco mais de um mês, a ocupação das Unidades de Terapia Intensiva passou de uma situação moderada para uma situação considerada crítica – superior a 80% – na maior parte dos estados.

Ao todo, dezoito estados e o Distrito Federal apresentam taxas de ocupação em UTIs de pelo menos 80%, sendo que em oito deles as taxas de ocupação são iguais ou superiores a 90%. Os números foram registrados pelo Observatório Covid-19 Fiocruz na última semana.

 

Reforço nos cuidados

A pesquisa recomenda que será “essencial continuar reforçando a necessidade do uso de máscaras e manter distanciamento físico e social, sempre que possível”. Segundo destacou a Fiocruz, enquanto o País não consegue avançar com a vacinação aos níveis necessários para conter o avanço da doença, o reforço nos cuidados é a única forma comprovada de conter a disseminação do vírus.

Um minuto, por favor...

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós, da CartaCapital, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.

Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de CartaCapital!

Repórter do site de CartaCapital

Compartilhar postagem