CartaExpressa

Vacinação evitou a morte de 43 mil idosos por Covid no Brasil

Estudo avaliou 238 mil óbitos de janeiro a maio deste ano e identificou a queda nos registros entre os idosos

Vacina para todos é um lema mundial. (Foto: Cristine Rochol/Prefeitura de Porto Alegre)
Apoie Siga-nos no

A vacinação contra a Covid-19 já evitou a morte de 43 mil pessoas acima dos 70 anos no Brasil. A conclusão é de um estudo da Universidade Federal de Pelotas que analisou mais de 238 mil óbitos pela doença entre janeiro e maio deste ano.

O estudo mostra que a proporção de mortes de idosos em relação ao total de óbitos caiu de 28% para 16% na faixa etária dos 70 aos 79 anos e de 28% para 12% nas pessoas a partir dos 80 anos.

O primeiro grupo atingiu um índice de vacinação de 90% até a primeira metade de maio; no grupo das pessoas com mais de 80 anos, a taxa se estabilizou em 95% a partir de março.

Os especialistas afirmam que se as mortes entre os idosos seguisse a tendência verificada entre os mais jovens, seriam esperadas 70.015 óbitos entre as pessoas com 80 anos ou mais. O registro, no entanto, foi de 37.401. Já na faixa dos 70 aos 79 anos a expectativa de mortes seria de 20.238, mas foram contabilizadas 13.838. Somando as projeções para cada faixa etária, os imunizantes evitaram as mortes de 43.082 idosos no País.

 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar