CartaExpressa

Lira diz ser ‘imprescindível’ maior participação de Lula na articulação política

O presidente da Câmara já chamou de ‘incompente’ o ministro responsável pelo diálogo com o Congresso

Brasília (DF) 26-03-2024 Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, falando sobre a decisão da CCJ durante coletiva. Foto Lula Marques/ Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), defendeu nesta quinta-feira 25 que o presidente Lula (PT) participe de forma mais direta da articulação entre o governo e o Congresso Nacional.

Em 11 de abril, Lira chamou de “incompetente” e “desafeto pessoal” o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT) – homem forte de Lula para dialogar em nome do Palácio do Planalto com o Parlamento.

“É imprescindível que o presidente se envolva mais nas agendas de recebimento de parlamentares”, disse Lira à GloboNews. “É importante que Lula participe.”

Segundo o deputado, “quanto mais o presidente se envolve no processo, mais ele sente a temperatura de como estão as coisas com o seu governo, o que está certo e o que está errado”.

Enquanto não hesita em disparar contra Padilha, Lira reconhece, por outro lado, o esforço do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT). “Ele diz que lê muito livro e conversa bastante bem. Eu acho que você não inviabiliza. Você pode ler livro de madrugada, de manhã cedo, e conversar o dia todo”, acrescentou.

Trata-se de uma referência ao pedido de Lula para que Haddad, “em vez de ler um livro, vá perder algumas horas conversando no Senado e na Câmara”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar