CartaExpressa

Petroleiros criticam decisão da Petrobras de pagar dividendos extras

Para a FUP, a empresa deveria rever as regras ‘impostas’ pelo mercado financeiro

Petroleiros em manifestação no Rio de Janeiro, em 2020. Foto: FUP
Apoie Siga-nos no

A Federação Única dos Petroleiros disse lamentar que o Conselho de Administração da Petrobras tenha decidido, nesta quinta-feira 25, distribuir 50% dos dividendos extraordinários aos seus acionistas.

Para a FUP, a estatal deveria rever as regras “impostas” pelo mercado financeiro, que resultariam em “um desequilíbrio de poder na condução da companhia e nas necessidades de investimentos”.

Dividendos são uma parcela do lucro a ser repartida entre os investidores da estatal. Já dividendos extraordinários são aqueles pagos além do mínimo obrigatório.

Com a decisão desta quinta, a União, que controla a maioria das ações, deve receber cerca de 6 bilhões dos aproximadamente 22 bilhões de reais do pacote.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar