CartaExpressa
De Trump a Musk, a ultradireita mundial celebra a vitória de Milei na Argentina
Figuras como Donald Trump, o partido Vox e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) repercutiram a vitória do argentino

Figuras ligadas à ultradireita mundial parabenizaram o presidente eleito da Argentina, Javier Milei, pela vitória sobre o peronista Sergio Massa, na noite do último domingo 19.
O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, por exemplo, compartilhou, logo após o anúncio do resultado, uma foto de Milei com a bandeira norte-americana de Gadsden, que representa o libertarianismo no país. O símbolo é comumente associado à extrema-direita dos EUA. Na publicação, feita na rede Truth Social, Trump parabenizou o argentino pela “excelente candidatura à presidência”. “Você mudará seu país e realmente tornará a Argentina grande novamente”, disse o ex-presidente.
Já a conta oficial do partido de extrema-direita espanhol Vox parabenizou Milei pelo que chamou de “esmagadora vitória eleitoral”. Em publicação na rede X, o Vox afirmou que “a Argentina finalmente se livra do peronismo e a liberdade abre caminho na América Latina”. O Vox foi um dos partidos que apoiou, ao longo de todo o pleito eleitoral, a candidatura de Milei.
Embora não seja político, o empresário Elon Musk, cuja trajetória é ligada ao apoio de figuras da extrema-direita global, também celebrou a vitória de Milei. Na sua conta no X – plataforma, aliás, da qual Musk é dono -, ele disse que “a prosperidade está à frente da Argentina”.
Quem também celebrou a vitória do argentino foi o político chileno José Antonio Kast, que concorreu contra Gabriel Boric na última eleição presidencial, em 2021. Afirmando que “agora começa a reconstrução da Argentina”, Kast parabenizou Milei e disse que “para o bem da Argentina, que o seu próximo governo seja capaz de promover o progresso, reduzir a pobreza, enfrentar a corrupção e estabilizar a economia”.
No Brasil, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não deixou passar a vitória do ultralibertário. “Parabéns ao povo argentino pela vitória com Milei. A esperança volta a brilhar na América do Sul”, disse Bolsonaro em publicação no X.
O filho do ex-presidente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), também não deixou passar a vitória de Milei. O parlamentar, que esteve na Argentina durante as eleições, parabenizou o novo presidente do país vizinho e disse que a vitória representa “uma lufada de ar fresco para a democracia e a prosperidade que só o liberalismo pode oferecer”.
Leia também

Bolsonaro deve ir à posse de Javier Milei na Argentina
Por CartaCapital
No discurso da vitória, Milei ataca a ‘casta’ – mas afaga Macri e Bullrich
Por CartaCapital
Entenda o cenário que Milei, presidente eleito da Argentina, deve encontrar no Congresso
Por André Lucena
Milei venceu em 20 das 23 províncias da Argentina; confira o resultado em cada uma delas
Por CartaCapitalUm minuto, por favor…
O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.
Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.
Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.
Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.
Assine a edição semanal da revista;
Ou contribua, com o quanto puder.