CartaExpressa
Cultura cancela edital de Bolsonaro para financiar obras do bicentenário da Independência
Segundo o ministério, o mercado audiovisual e a reestruturação do setor ‘possuem outras prioridades’
O Ministério da Cultura decidiu revogar um edital lançado em 2022 durante o governo de Jair Bolsonaro para fomentar produções audiovisuais sobre o bicentenário da Independência. A formalização ocorrerá via publicação no Diário Oficial desta sexta-feira 30.
A pasta, comandada por Margareth Menezes, aponta como motivos para a revogação o baixo número de inscrições, o valor do apoio financeiro previsto (30 milhões de reais) e um prazo extenso para a conclusão dos projetos.
O ministério diz, ainda, que o mercado audiovisual e a reestruturação do setor “possuem outras prioridades relacionadas a diretrizes de proposição de fomento e investimento, o que conduz a uma realocação do montante previsto”.
A decisão de revogar o edital foi tomada por unanimidade, em 19 de junho, pelo Comitê Gestor do Fundo Setorial do Audiovisual e teve a concordância da Agência Nacional do Cinema.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
‘Entre amigos não fazemos críticas públicas’, diz Lula na abertura do Foro de São Paulo
Por CartaCapital
Lula sanciona lei para amenizar a queda de repasses a municípios com redução populacional
Por CartaCapital
Os índices de avaliação do governo Lula após seu 1º semestre, segundo nova pesquisa
Por CartaCapital


