CartaExpressa

Após racha com Ciro, Cid Gomes vai se filiar ao PSB em fevereiro

Um dos principais motivos para o racha entre os irmãos é a discordância de ambos com os rumos do PDT nas eleições municipais deste ano e nas disputas nacionais de 2026

Após racha com Ciro, Cid Gomes vai se filiar ao PSB em fevereiro
Após racha com Ciro, Cid Gomes vai se filiar ao PSB em fevereiro
Racha na família Gomes - Cid e Ciro brigaram nas eleições de 2022 e agora travam nova disputa pelo comando do PDT no Ceará - Waldemir Barreto/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

O senador Cid Gomes vai deixar o PDT e se filiar ao PSB, em fevereiro. A informação foi confirmada pelo presidente da legenda, Carlos Siqueira, em conversa com CartaCapital.

Ainda de acordo com o líder nacional do partido, a cerimônia de filiação acontecerá no dia 4 de fevereiro, em Fortaleza, capital do Ceará.

A ida de Cid ao partido acontece após um embate político travado com o irmão Ciro Gomes, também pedetista. Um dos principais motivos para o racha entre os irmãos é a discordância de ambos com os rumos do PDT nas eleições municipais deste ano e nas eleições nacionais de 2026.

Cid quer retomar a aliança com o PT no Ceará e propõe uma chapa com os petistas para a eleição municipal de 2024. Ciro discorda e defende que a sigla tenha candidato próprio e seja independente em relação ao governador petista.

A ida de Cid ao PSB atrapalha os planos do PDT nas eleições nacionais. Os partidos estudavam uma federação, que teria como candidato da chapa o atual prefeito de Fortaleza, o cirista José Sarto. O plano passa a ficar inviabilizado.

Para além de Cid, o PSB também deve receber 43 prefeitos que eram do PDT e deixaram a sigla para acompanhar o senador. Dez deputados estaduais que integram a ‘ala de Cid’ no PDT também pretendem fazer o mesmo movimento, mas precisam de anuência judicial para tal. O pedido já foi feito.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo