Diálogos Capitais
CartaCapital discute as potencialidades do Brasil na geração de energia limpa com hidrogênio verde; assista
Entre os dias 28 a 30 de novembro, o Summit Hidrogênio Verde reunirá os principais empresários e gestores públicos ligados ao tema no País


A partir desta segunda-feira 28, CartaCapital promove, durante três dias, um evento online e gratuito com os principais especialistas em energias renováveis e expansão do hidrogênio verde no Brasil.
Para assistir as transmissões, a inscrição pode ser feita gratuitamente no site Diálogos Capitais. O cadastro garante um certificado de participação ao final do webinar, um e-book e assinatura digital cortesia de CartaCapital por 30 dias.
A aposta do mercado no hidrogênio verde surge desponta diante do encarecimento na produção de energia no mundo e do atraso no fornecimento de combustíveis fósseis.
Estima-se que este mercado é capaz de movimentar 200 bilhões de dólares nos próximos 20 anos.
Nesse sentido, a mesa de estreia desta segunda-feira, 28, ao vivo às 10h, irá abordar o lugar do Brasil no cenário macroeconômico e internacional.
Os convidados são:
Barbara Rubim, vice-presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), que reúne empresas do Brasil neste setor. Rubim esteve na COP-27 e debateu os investimentos necessários para que o País lidere a produção de hidrogênio verde e ganhe ainda mais destaque no setor de energia elétrica renovável. Ela também é advogada especialista em regulação do setor elétrico e Diretora do Departamento de Infraestrutura;
Camila Gramkow, doutora em Economia da Mudança Climática pela Universidade de East Anglia e representante da Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal). Participou de reuniões estratégicas do Ministério de Minas e Energia para criação das diretrizes colocadas no documento: “Bases para a Consolidação da Estratégia Brasileira do Hidrogênio”;
Élbia Gannoum, presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias (Abeeólica), que une mais de 100 empresas de toda a cadeia produtiva do setor eólico, onshore e offshore no Brasil. Além disso, Gannoum é economista e Doutora em Engenharia de Produção;
Gerhard Ett, professor e pesquisador do Departamento de Engenharia Química do Centro Universitário da FEI e Presidente do conselho da Associação Brasileiro do Hidrogênio (ABH2).
Nas transmissões seguinte, ambas às 10h, teremos participação de:
- Adriano Correia, Head de Energy, Utilities & Resources na PwC Brasil
- Andreas Eisfelder, Head da Área de New Energy Business da Siemens Energy para a América Latina;
- Alessandra Grangeiro, gerente comercial da Companhia de Desenvolvimento do Complexo Industrial e Portuário do Pecém;
- Carlos Cavalcanti, diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Suape (PE);
- Camila Ramos, diretora e Fundadora da CELA (Clean Energy Latin America);
- Nivalde de Castro, professor do Instituto de Economia da UFRJ e coordenador na GESEL – Grupo de Estudos do Setor Elétrico;
- Paulo Guimarães, superintendente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia (BA).
O Summit compõe a série ‘Diálogos Capitais’, produzida por CartaCapital há mais de uma década, e que sempre se dispõe a colocar em pauta temáticas essenciais para o desenvolvimento no Brasil. Os últimos eventos reuniram especialistas para tratar da violência política nas redes sociais, o protagonismo do Nordeste na transição energética e os desafios no desenvolvimento urbano das cidades.
Inscreva-se aqui e não perca esta edição.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.