CartaExpressa

Lula comandará o Conselho sobre Mudança do Clima, anuncia Marina ao assumir o Meio Ambiente

O País também terá uma Secretaria Extraordinária de Controle do Desmatamento

Marina Silva e Lula. Foto: Evaristo Sá/AFP
Apoie Siga-nos no

A ministra do Meio Ambiente e da Mudança do Clima, Marina Silva (Rede-SP), assumiu o cargo formalmente nesta quarta-feira 4, durante cerimônia em Brasília.

Em seu discurso, ela anunciou a recriação da Secretaria Nacional de Mudança Climática e a formação, até março, da Autoridade Nacional de Segurança Climática. Também será criado um Conselho sobre Mudança do Clima, a ser comandado pelo presidente Lula (PT), com a participação de todos os ministérios, de representantes da sociedade civil, dos estados e dos municípios.

“O Conselho será o locus central da concertação e da pactuação das políticas brasileiras sobre mudança do clima e vai além da esfera federal”, afirmou Marina.

O País também terá uma Secretaria Extraordinária de Controle do Desmatamento e Ordenamento Territorial e Fundiário, anunciou a nova ministra.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo