Política

Presidente em exercício do Congresso diz ter alertado o governo do DF sobre risco de terrorismo bolsonarista

A possibilidade de invasão foi relatada ao chefe da Casa Civil do DF, Gustavo do Vale Rocha, que teria tranquilizado Veneziano Vital do Rêgo

Apoie Siga-nos no

O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), presidente em exercício do Congresso Nacional, disse a CartaCapital ter alertado o governo do Distrito Federal ainda durante a manhã sobre a possibilidade de terroristas bolsonaristas invadirem a Esplanada dos Ministérios neste domingo 8.

Horas depois, os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) furaram o bloqueio policial e entraram nos prédios do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal e do Palácio do Planalto.

A possibilidade de invasão foi relatada ao chefe da Casa Civil do DF, Gustavo do Vale Rocha, que teria tranquilizado Vital do Rêgo. Antes, o senador também tentou contato com o governador Ibaneis Rocha, mas não obteve sucesso.

Para o parlamentar, houve omissão das forças policiais e, em último caso, o Ministério da Justiça e da Segurança Pública precisará acionar as Forças Armadas para debelar os terroristas.

“Sabia-se que o contingente policial não seria suficiente para conter aqueles bolsonaristas que chegavam em ônibus mais cedo. Não houve reforço policial. Pelo contrário, policiais estavam ‘batendo’ foto com manifestantes quando deveriam impedir [as invasões]. Eu cheguei a alertar o governo, mas recebi a informação de que tudo estaria sob controle”, afirma.

A atuação da PM do DF também foi criticada por outras lideranças políticas. A presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffman, chamou de “irresponsável” a conduta das forças policiais locais. “Governador e seu secretário de segurança, bolsonarista, são responsáveis pelo que acontecer”, escreveu a parlamentar.

Em meio à ação terrorista, Ibaneis decidiu demitir o secretário de Segurança Pública do DF, o ex-ministro da Justiça Anderson Torres.

O governo federal já esperava a ação bolsonarista neste fim de semana. O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Flávio Dino, autorizou o uso da Força Nacional de sábado 7 até a segunda-feira 9 para garantir a proteção do local. A decisão ocorreu logo após a convocação de protestos.

CartaCapital procurou o governo do DF, mas ainda não obteve resposta.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo