CartaExpressa

Bolsonaristas invadem Congresso Nacional em Brasília

As Forças de Segurança haviam isolado a área, mas os manifestantes romperam a barreira de policiais

Apoie Siga-nos no

Em protesto contra a vitória do presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva (PT), bolsonaristas invadiram as dependências do Congresso Nacional e subiram a rampa na tarde deste domingo 8. Eles estavam reunidos no acampamento em frente ao QG do exército no Distrito Federal, desde a manhã novos manifestantes vem chegando de ônibus ao local.

As Forças de Segurança anunciadas por Flávio Dino, atual ministro da Justiça, haviam isolado a área, mas os manifestantes romperam a barreira feita. A Polícia Militar do Distrito Federal foi acionada e disparou bombas de gás para tentar conter os golpistas.

Os terroristas também invadiram o prédio do Supremo Tribunal Federal. Os bolsonaristas extremistas quebraram as vidraças do prédio com chutes, socos e bastões improvisados além de invadir as salas, arrombar portas e destruir salões em que são realizadas as sessões do Tribunal. Em vídeo, é possível ver um dos envolvidos sair do prédio carregando a porta do gabinete do ministro Alexandre de Moraes, presidente do Superior Tribunal Eleitoral que é alvo de críticas pelos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.

A segurança do Supremo Tribunal havia sido reforçada previamente para impedir eventuais tentativas de invasão ao prédio da Corte, localizado na Praça dos Três Poderes porém a medida não foi suficiente para conter o grupo extremista.

Nas redes sociais, o ministro da Justiça afirmou que “essa absurda tentativa de impor a vontade pela força não vai prevalecer”. Segundo o Dino, o governo do Distrito Federal já enviou reforços ao local e as forças policiais já estão agindo para conter os manifestantes e os financiadores dos atos ilegais serão rastreados e responsabilizados.

Rastro de destruição

Em vídeo filmado de dentro do Palácio do Planalto, é possível identificar objetos quebrados, cadeiras jogadas e vidros estilhaçados. As imagens ainda mostram extintores e mangueiras contra incêndio espalhadas pelo local. Os objetos foram usados para quebrar as portas de vidro que dão acesso aos demais andares do prédio.

No prédio do Supremo Tribunal Federal, vídeos exibem integrantes do grupo dentro do Salão Branco da Corte, usando barras para destruir a estrutura pública. O acesso ao prédio foi feito por meio das janelas de vidro que circundam o STF.

Exoneração e medidas emergenciais

O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), presidente em exercício do Congresso Nacional, disse a CartaCapital ter alertado o governo do Distrito Federal sobre a possibilidade de terroristas bolsonaristas invadirem a Esplanada dos Ministérios neste domingo 8. A possibilidade de invasão foi relatada ao chefe da Casa Civil do DF, Gustavo do Vale Rocha, que teria tranquilizado Vital do Rêgo. Antes, o senador também tentou contato com o governador Ibaneis Rocha, mas não obteve sucesso.

Em meio à pressão popular e a denúncias de prevaricação, o governador Ibaneis Rocha (MDB) decidiu exonerar o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres.

Decretada intervenção federal na segurança do DF

O presidente Lula (PT) decretou intervenção federal no Distrito Federal em resposta à ação de terroristas bolsonaristas que invadiram áreas do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal e do Palácio do Planalto. A intervenção, válida até 31 de janeiro, limita-se à área de segurança pública, segundo o presidente. O interventor nomeado é Ricardo Garcia Cappelli, secretário-executivo do Ministério da Justiça.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.