Política

Terrorismo: Em meio a acusações de ‘vista grossa’, Ibaneis demite Anderson Torres

Enquanto Brasília sofre com a ação de golpistas, o ex-ministro de Jair Bolsonaro está em viagem aos Estados Unidos

Jair Bolsonaro e Anderson Torres. Foto: Marcos Corrêa/PR
Apoie Siga-nos no

O governador Ibaneis Rocha (MDB) exonerou, na tarde deste domingo 8, o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres. A decisão ocorreu durante a ação terrorista de manifestantes pró-Jair Bolsonaro (PL) que invadiram áreas do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal.

A permanência de Torres no cargo já estava em xeque nos últimos dias, embora por outras razões. O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Flávio Dino, publicou na quinta-feira 5 uma portaria que veda a cessão de servidores vinculados à Justiça “que estejam respondendo a processo administrativo disciplinar, inquérito policial, ação penal ou por improbidade administrativa, em razão de fatos relacionados ao exercício de qualquer função pública, no âmbito da União ou dos entes federados”.

Anderson Torres, que chefiou a Justiça durante o governo Bolsonaro, é alvo de investigações determinadas pelo Supremo Tribunal Federal, a exemplo de uma sobre a transmissão ao vivo promovida pelo então presidente da República em 2021 para atacar, à base de mentiras, o sistema eleitoral.

Enquanto Brasília sofre com a ação de golpistas, Torres está em viagem aos Estados Unidos. Segundo o jornal O Estado de S.Paulo, o ex-ministro está em Orlando, para onde Bolsonaro seguiu dias antes da posse de Lula (PT) na Presidência.

Pouco antes de sua exoneração, o secretário havia se manifestado pelas redes sociais. “Determinei que todo efetivo da PM e da Polícia Civil atue, firmemente, para que se restabeleça a ordem com a máxima urgência. Vandalismo e depredação serão combatidos com os rigores da lei”, escreveu.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo