Política

Presidente em exercício do Congresso diz ter alertado o governo do DF sobre risco de terrorismo bolsonarista

A possibilidade de invasão foi relatada ao chefe da Casa Civil do DF, Gustavo do Vale Rocha, que teria tranquilizado Veneziano Vital do Rêgo

Presidente em exercício do Congresso diz ter alertado o governo do DF sobre risco de terrorismo bolsonarista
Presidente em exercício do Congresso diz ter alertado o governo do DF sobre risco de terrorismo bolsonarista
Apoie Siga-nos no

O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), presidente em exercício do Congresso Nacional, disse a CartaCapital ter alertado o governo do Distrito Federal ainda durante a manhã sobre a possibilidade de terroristas bolsonaristas invadirem a Esplanada dos Ministérios neste domingo 8.

Horas depois, os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) furaram o bloqueio policial e entraram nos prédios do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal e do Palácio do Planalto.

A possibilidade de invasão foi relatada ao chefe da Casa Civil do DF, Gustavo do Vale Rocha, que teria tranquilizado Vital do Rêgo. Antes, o senador também tentou contato com o governador Ibaneis Rocha, mas não obteve sucesso.

Para o parlamentar, houve omissão das forças policiais e, em último caso, o Ministério da Justiça e da Segurança Pública precisará acionar as Forças Armadas para debelar os terroristas.

“Sabia-se que o contingente policial não seria suficiente para conter aqueles bolsonaristas que chegavam em ônibus mais cedo. Não houve reforço policial. Pelo contrário, policiais estavam ‘batendo’ foto com manifestantes quando deveriam impedir [as invasões]. Eu cheguei a alertar o governo, mas recebi a informação de que tudo estaria sob controle”, afirma.

A atuação da PM do DF também foi criticada por outras lideranças políticas. A presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffman, chamou de “irresponsável” a conduta das forças policiais locais. “Governador e seu secretário de segurança, bolsonarista, são responsáveis pelo que acontecer”, escreveu a parlamentar.

Em meio à ação terrorista, Ibaneis decidiu demitir o secretário de Segurança Pública do DF, o ex-ministro da Justiça Anderson Torres.

O governo federal já esperava a ação bolsonarista neste fim de semana. O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Flávio Dino, autorizou o uso da Força Nacional de sábado 7 até a segunda-feira 9 para garantir a proteção do local. A decisão ocorreu logo após a convocação de protestos.

CartaCapital procurou o governo do DF, mas ainda não obteve resposta.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo