Política

PoderData: Reprovação de Bolsonaro avança entre os evangélicos

Mesmo com ampliação dos eventos com integrantes do segmento, o presidente viu a sua avaliação negativa saltar 7 pontos em apenas 15 dias

Foto: Sergio Lima/AFP
Apoie Siga-nos no

A reprovação ao governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) entre os eleitores evangélicos variou 7 pontos percentuais para cima em apenas 15 dias, segundo a mais nova rodada da pesquisa PoderData, divulgada nesta quinta-feira 21. Ao todo, o ex-capitão soma 46% de desaprovação no grupo. O volume era de 39% no início do mês.

O dado contrasta com a intensa agenda de Bolsonaro entre os evangélicos nos últimos meses. Com foco em ampliar votos em uma das bases eleitorais consideradas das mais fiéis a ele, em julho, o ex-capitão participou de eventos como a Marcha para Jesus em diferentes cidades e seminários e palestras para pastores de diferentes denominações. O presidente chegou a viajar para diferentes cidades no mesmo dia para participar de compromissos com o segmento.

Nas agendas, importante ressaltar, ele tornou a alimentar seus discursos conservadores. Usando bandeiras ideológicas em pautas como aborto, família e armas, atacou o ex-presidente Lula (PT) e cobrou que líderes evangélicos o ajudassem a derrotar o principal adversário.

Nos eventos, também se justificou a mulheres sobre políticas e compromissos considerados não essenciais e altamente reprovados pelo grupo, como a liberação de armas e as motociatas. Incomodado com o apoio da cantora Anitta a Lula, ele também fez um apelo para que evangélicos dessem ‘uma chegada’ nos jovens. Seu conselho foi que os pais repetissem a teoria infundada de que Lula representa o fim das redes sociais e impedirá o livre uso dos celulares.

Nenhuma das pautas, no entanto, parece ter circulado bem entre a base. Não por acaso, as curvas de aprovação e reprovação voltaram a se aproximar. Ao passo que a linha negativa subiu, a positiva desceu. No início do mês, antes das agendas, Bolsonaro tinha 53% de aprovação, acima dos 49% registrados nesta quinta. A inversão das curvas também ocorre na esteiras dos recentes escândalos envolvendo pastores no MEC.

Vale ressaltar que, como a margem de erro no segmento é de 3,5 pontos percentuais, as variações de 7 pontos percentuais para cima na reprovação e de 4 pontos para baixo na aprovação estariam dentro dos limites da pesquisa. A oscilação negativa, no entanto, está no limite da margem e rompe uma estabilidade nos números registrada nas comparação das duas pesquisas anteriores.

Católicos

A pesquisa PoderData desta quinta-feira também mediu as taxas de aprovação e reprovação de Bolsonaro entre os católicos. Neste caso, o ex-capitão soma 60% de menções negativas ao seu trabalho e só 36% positivas. Vale ressaltar que, apesar de ter apoio mais intenso entre os evangélicos, Bolsonaro se diz católico.

Foto: DOUGLAS MAGNO / AFP

O levantamento da PoderData desta quinta-feira está registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-07122/2022. A margem de erro geral da pesquisa é de 2 pontos percentuais e o nível de confiança de 95%. Ela foi contratada pelo site Poder360 e, para chegar aos resultados, entrevistou 3 mil eleitores entre os dias 17 e 19 de julho.

No recorte eleitoral divulgado na quarta-feira 20, Bolsonaro aparece sendo derrotado por Lula em primeiro e em segundo turno. Segundo o levantamento, o ex-capitão reúne 37% de intenções de voto, ante 43% do petista. Em um eventual segundo turno a desvantagem cresce: 51% dos eleitores são favoráveis a Lula e só 38% preferem Bolsonaro.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo