Política

PoderData: Vantagem de Lula no 1º turno cai, mas petista venceria Bolsonaro por 13 pontos no 2º

Ao todo, o ex-presidente soma 43% das intenções, ante 37% de Bolsonaro no primeiro turno, uma das margens mais apertadas registradas pela pesquisa

O ex-presidente Lula (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL). Fotos: Ricardo Stuckert e Alan Santos/PR
Apoie Siga-nos no

Pesquisa PoderData divulgada nesta quarta-feira 20 mostra o ex-presidente Lula (PT) com 43% das intenções de voto, ante 37% de Jair Bolsonaro (PL) no primeiro turno. O resultado indica uma das menores vantagens do petista registradas pelo levantamento até aqui. Para comparação, ao final de junho, a distância entre os dois pré-candidatos era de dez pontos percentuais, tendo ido a oito pontos no levantamento seguinte, até chegar nos seis pontos nesta quarta-feira.

Vale ressaltar, no entanto, que, apesar da distância ser menor, as oscilações registradas pelos dois políticos desde o último levantamento estão dentro da margem de erro. Lula viu seus apoiadores variarem de 44% a 43% em 15 dias e Bolsonaro de 36% para os atuais 37%. O petista ainda mantém boa margem em um eventual segundo turno: 51% a 38%, uma distância de 13 pontos percentuais.

Terceira via segue em baixa

Na pesquisa desta quarta, os demais postulantes ao cargo de presidente seguem distantes dos dois primeiros colocados. Quem aparece em terceiro lugar é Ciro Gomes (PDT), com 6% da preferência dos eleitores entrevistados. O pedetista é seguido pela senadora Simone Tebet (MDB), com 3%, e pelo deputado André Janones (Avante), com 2%. O coach Pablo Marçal (PROS) foi o último a pontuar, com 1%.

Todos os resultados dos citados acima estão dentro da margem de erro, tendo variado um ponto positivo para Ciro e Marçal e um ponto negativo para Janones. Tebet teve exatamente o mesmo desempenho registrado há 15 dias. Assim como nesta quarta, no levantamento anterior, nenhum outro nome pontuava.

As chances de Lula vencer no 1º turno

Com os resultados divulgados nesta quarta-feira, as chances de Lula garantir a vitória já no primeiro turno diminuíram. O ex-presidente, segundo a pesquisa PoderData, somava a seu favor até o último levantamento o mesmo percentual que todos os adversários juntos. No monitoramento desta quarta, porém, a soma dos adversários passou a ser de 49%, superando os atuais 43% do petista.

Vale registrar que o crescimento de Bolsonaro já estava no radar da pré-campanha de Lula. Em conversa recente com CartaCapital, parte da cúpula do PT já admitia que o ex-capitão poderia ter um retorno eleitoral positivo com a promulgação da PEC que amplia benefícios do Auxílio Brasil e vale-gás e concede voucher aos caminhoneiros e taxistas.

De fato, o levantamento desta quarta é o primeiro realizado após a promulgação da PEC Eleitoral. As entrevistas para a pesquisa foram realizadas entre os dias 17 e 19 de julho e, segundo os pesquisadores, já seriam um reflexo inicial das medidas. “O dinheiro desses benefícios chegará ao bolso dos eleitores só em meados de agosto, mas o noticiário a respeito dessa novidade foi intenso nos últimos dias”, registra o site Poder360, responsável pela pesquisa, na divulgação dos números.

Um possível movimento mais intenso dos números no próximo mês também era a análise do senador Humberto Costa (PT-PE), um dos consultados por CartaCapital recentemente. O parlamentar, no entanto, não vê chances de Bolsonaro reverter totalmente sua desvantagem:

“No próximo mês, a gente vai ver [o impacto da PEC Eleitoral no eleitorado de Bolsonaro], mas reverter o quadro e tornar o Bolsonaro favorito é muito difícil”, avaliou. “Se ele [Bolsonaro] crescer, a possibilidade do voto de centro ir para o Lula já no primeiro turno cresce também”, completou Costa.

A pesquisa divulgada nesta quarta-feira está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-07122/2022. O levantamento foi contratado pelo site Poder360 e conta com 3 mil entrevistas por telefone. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o nível de confiança de 95%.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo