Política

Planalto foi informado de que Bolsonaro e Torres se encontraram nos EUA, diz site

A reunião teria ocorrido em Orlando na véspera dos atos golpistas, segundo relatos colhidos pelo colunista do UOL Tales Faria

Anderson Torres e Jair Bolsonaro, em 2019. Foto: Carolina Antunes/PR
Apoie Siga-nos no

Antigos aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) informaram ao Palácio do Planalto que ele e o ex-ministro da Justiça Anderson Torres se encontram em Orlando, nos Estados Unidos, no último sábado 7, véspera da ação terrorista promovida por apoiadores do ex-capitão em Brasília. A informação é do colunista do UOL Tales Faria.

Com base em relatos ouvidos pelo jornalista, Bolsonaro teria ordenado que seus auxiliares, que o acompanham durante a viagem ao exterior, recebessem Torres no aeroporto de Orlando.

Bolsonaro deixou o Brasil em 30 de dezembro, às vésperas da cerimônia de posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sem previsão de retorno. Ele está hospedado na residência do ex-lutador de MMA José Aldo, em Kissimmee, de onde tem acompanhado os atos golpistas. À CNN Brasil, porém, o ex-presidente afirmou que pretende voltar ao País até o final do mês.

Já o ex-ministro assumiu o cargo de secretário de Segurança Pública do Distrito Federal em 2 de janeiro e, dias depois, decidiu tirar férias com a família nos EUA. Torres foi exonerado pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), ainda durante as ações terroristas.

Mais cedo, o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes determinou a prisão de Torres. No despacho, que está sob sigilo, o magistrado ainda autorizou uma operação de busca e apreensão na residência do ex-ministro em Brasília. Por estar fora do País, ele deve ter o nome incluído na lista da Interpol.

A conduta de Torres também é alvo da Procuradoria-Geral da República, que pediu ao STF a abertura de um inquérito para investigá-lo. A vice-procuradora Lindôra Araújo diz ter visto “indícios de atuação criminosa” do ex-secretário na ação para conter o quebra-quebra de bolsonaristas na Esplanada dos Ministérios.

Em outra frente, o Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União solicitou o bloqueio de bens de Anderson Torres. No pedido, o subprocurador-geral Lucas Rocha Furtado também defende a “indisponibilidade de bens” de Bolsonaro e Ibaneis. A demanda será analisada pelo ministro Vital do Rêgo, relator de uma apuração sobre os atos golpistas.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar