Política

MP de Contas pede o bloqueio de bens de Bolsonaro, Ibaneis e Anderson Torres após terrorismo no DF

O pedido é assinado pelo subprocurador-geral Lucas Rocha Furtado. Ele ainda defende o bloqueio de bens de financiadores dos atos

Jair Bolsonaro e Anderson Torres. Foto: Marcos Corrêa/PR
Apoie Siga-nos no

O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União pediu que a Corte bloqueie os bens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), do governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e do ex-secretário de Segurança Pública do DF Anderson Torres.

O pedido, assinado pelo subprocurador-geral Lucas Rocha Furtado e enviado ao presidente do TCU, Bruno Dantas, é justificado pelos atos terroristas promovidos por apoiadores do ex-capitão no último domingo 8. Criminosos invadiram as sedes dos Três Poderes, destruíram obras de arte e furtaram documentos e armas do Gabinete de Segurança Institucional.

“Em razão de processo de Tomada de Contas e do vandalismo ocorrido no Distrito Federal no dia 8 de janeiro de 2023, que provocou inúmeros prejuízos ao erário federal, solicito seja decretada a indisponibilidade de bens”, escreveu Furtado.

De acordo com um relatório preliminar divulgado pela Câmara, os danos provocados na Casa já ultrapassam os 3 milhões de reais. O valor considera objetos e equipamentos que podem ser repostos, como computadores, vidros, veículos e outros itens de mobiliário.

No documento, o subprocurador ainda solicita a “indisponibilidade de bens de outros responsáveis, sobretudo de financiadores de mencionados atos ilegais”.

O TCU abriu uma investigação preliminar para identificar os responsáveis por financiar, idealizar e executar os atos golpistas na capital federal. O inquérito está sob a relatoria do ministro Vital do Rêgo e tem Ibaneis e Torres como principais alvos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo