CartaExpressa
Bolsonaro diz ter sido internado por ‘obstrução intestinal grave’ e projeta antecipar volta ao Brasil
Em comunicado, o ex-presidente voltou a associar a hospitalização à facada sofrida em 2018
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta segunda-feira 9 à CNN que pretende antecipar o retorno ao Brasil. Desde 30 de dezembro, ele está em viagem aos Estados Unidos.
No início da tarde, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro afirmou que o ex-capitão foi hospitalizado na Flórida e entrou “em observação” devido a “um desconforto abdominal”. Ele continua no Hospital AdventHealth Celebration, em Orlando.
“Eu vim [aos Estados Unidos] para ficar até o final do mês, mas pretendo antecipar minha volta. Porque, no Brasil, os médicos já sabem do meu problema de obstrução intestinal por causa da facada. Aqui, os médicos não me acompanharam”, disse Bolsonaro à emissora. Ele afirmou ter sido internado devido a uma nova obstrução intestinal grave.
Nesta noite, o ex-presidente também publicou sua primeira imagem nas redes sociais após a hospitalização.
“Após facada sofrida em Juiz de Fora/MG, fui submetido a 5 cirurgias. Desde a última, por por 2x tive aderências que me levaram à outros procedimentos médicos. Ontem nova aderência e baixa hospitalar em Orlando/USA. Grato pelas orações e mensagens de pronto restabelecimento”, escreveu.
A internação ocorreu um dia depois de terroristas bolsonaristas invadirem e depredarem áreas do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal, em Brasília.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Após ação de terroristas bolsonaristas, Lula faz caminhada em solidariedade ao STF
Por CartaCapital
Lula critica ‘negligência’ da polícia do DF e promete identificação de mandantes do terrorismo bolsonarista
Por CartaCapital
O que a PRF encontrou nos ônibus que transportavam terroristas bolsonaristas
Por Wendal Carmo



