Política

PGR pede a abertura de inquérito para investigar Ibaneis e Anderson Torres por terrorismo no DF

A vice-PGR Lindôra Araújo diz que há indícios de atuação criminosa de Ibaneis, Torres, do ex-comandante da PMDF e do secretário de segurança pública em exercício

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

A vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, pediu ao Supremo Tribunal Federal a abertura de um inquérito específico para investigar o governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e o ex-secretário Anderson Torres pelos atos terroristas do último domingo 8 na capital federal.

A solicitação foi encaminhada ao ministro Alexandre de Moraes, no âmbito do inquérito que investiga diversos atos antidemocráticos. Lindôra pediu a abertura de uma nova investigação, que deve ser limitada aos acontecimentos de domingo.

No pedido, ela diz ver “indícios de atuação criminosa” de Ibaneis e Torres e ainda pede que o ex-comandante da Polícia Militar, o coronel Fabio Augusto Vieira, e o secretário de segurança pública em exercício, Fernando de Sousa, sejam alvos da apuração.

A vice-procuradora alega que a abertura de uma nova investigação se faz necessária porque “há indícios graves
do possível envolvimento do Governador do Distrito Federal e de seus Secretários (titular e interino), bem assim do Comandante Geral da Polícia Militar, em verdadeiro atentado ao Estado Democrático de Direito”.

“O quadro fático-probatório indica, portanto, a necessidade, a utilidade e a pertinência de que Ibaneis Rocha Barros Júnior, Anderson Gustavo Torres, Fernando de Sousa Oliveira e Fábio Augusto Vieira sejam investigados em inquérito próprio e específico, que permita e exata delimitação das condutas“, anotou.

Torres foi exonerado do cargo ainda durante a depredação promovida pelos apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) nos prédios do Congresso, do STF e do Palácio do Planalto. Em seu lugar, assumiu Fernando Oliveira.

Nesta terça-feira 10, Moraes determinou sua prisão à Polícia Federal. A corporação cumpriu ainda um mandado de busca e apreensão na casa do ex-secretário, localizada no condomínio Ville de Montagne, no bairro Jardim Botânico, em Brasília.

Mais cedo, o magistrado também mandou a PF prender o ex-comandante da Polícia Militar do Distrito Federal Fabio Augusto Vieira. Ele estava à frente da PMDF durante os atos golpistas e foi afastado das funções pelo interventor federal Ricardo Cappelli.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo