Política

assine e leia

Para inglês ver

A embaixadores, Bolsonaro revela o roteiro de seu remake do motim no Capitólio

Plateia esvaziada. Muitos diplomatas dispensaram a apresentação circense - Imagem: Clauber Cléber Caetano/PR
Apoie Siga-nos no

O roteiro é manjado, mas Jair Bolsonaro fez questão de reunir, na segunda-feira 18, embaixadores de várias partes do mundo para apresentar um brienfing (sic) sobre as “vulnerabilidades” do sistema eleitoral brasileiro. Para quem não é versado no idioma, brienfing, com esta grafia, significa “rezumo”, ou quase isso. E foi exatamente o que o ex-capitão fez ao longo de desvairados 50 minutos de exposição: sintetizou aos diplomatas as principais teorias conspiratórias sobre as urnas eletrônicas que há tempos cultiva para justificar a derrota iminente nas eleições de outubro, como preveem os institutos de pesquisa. Ao término da apresentação no Palácio da Alvorada, o palestrante estremeceu diante do incômodo silêncio da esvaziada plateia. Em socorro, integrantes do governo correram para aplaudir o chefe. Somente então o distinto público entendeu ser o momento das palmas, tímidas e protocolares.

Se antes alguns deles tinham dúvidas sobre a disposição de Bolsonaro de tentar um golpe, tudo restou esclarecido. O ex-capitão e seu gabinete estão mesmo empenhados em fazer um remake cômico do assalto ao Capitólio, a desastrada tentativa de Donald Trump de reverter na marra a derrota sofrida nas eleições dos Estados Unidos. “Cresce o temor de o mundo testemunhar algo similar a milhares de milhas ao Sul, no Brasil”, afirma a revista britânica The Economist em seu podcast. “Muitos diplomatas no evento saíram abalados com a apresentação, inclusive com a proposta de Bolsonaro de que o caminho para garantir eleições seguras seja por meio de mais envolvimento do Exército brasileiro, segundo dois diplomatas presentes que falaram sob anonimato”, noticiou o New York Times.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo