Política

Vantagem de Lula sobre Bolsonaro é de 11 pontos no primeiro turno e de 10 no segundo, diz pesquisa

De acordo com o levantamento da Exame/Ideia, o petista venceria todos no segundo turno; Ciro e Tebet perderiam para o ex-capitão

O ex-presidente Lula (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL). Fotos: Ricardo Stuckert e Alan Santos/PR
Apoie Siga-nos no

Pesquisa Exame/Ideia divulgada nesta quinta-feira 21 mostra que o ex-presidente Lula (PT) tem uma vantagem de 11 pontos percentuais sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL) no primeiro turno.

De acordo com o levantamento, no cenário estimulado, o petista soma 44% das intenções de voto contra 33% do ex-capitão. Na sequência, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 8%, Simone Tebet (MDB), com 4%, e André Janones (Avente), que tem 2%. Os demais pré-candidatos pontuaram 1% ou ficaram abaixo disso.

No levantamento anterior, Lula tinha 45% e Bolsonaro, 36%. Os números oscilaram dentro da margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Para chegar aos resultados, foram ouvidas 1.500 pessoas entre os dias 15 e 20 de julho. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-09608/2022.

“Percebemos um número estável das intenções de voto. Ainda não há nenhum reflexo de impacto resultante das medidas do governo de pagamento de auxílio ou de redução de preço dos combustíveis”, avaliou Maurício Moura, fundador do IDEIA. “Ou seja, é algo que precisamos monitorar na opinião pública nos próximos meses. Vale lembrar que o auxílio emergencial demorou aproximadamente dois meses para ter um reflexo na popularidade do presidente”.

Na pesquisa espontânea, Lula tem 36% das intenções de voto, ante 30% de Bolsonaro. Ciro aparece com 3%, e os demais pontuaram 1% ou ficaram abaixo disso.

No cenário de segundo turno, o petista venceria o atual presidente por uma diferença de 10 pontos percentuais ao somar 47% das intenções de voto contra 37% do ex-capitão.

Lula também derrotaria Tebet e Ciro. De acordo com o levantamento, Bolsonaro sairia vitorioso contra os mesmos adversários.

“É maior a parcela da população que avalia o governo de forma negativa. Na pergunta sobre se ele merece ser reeleito, esse número está acima dos 50%, o que significa uma grande dificuldade de reeleição”, ressalta Moura. “Outro dado que tem relação é a maior parte dos brasileiros respondendo que acha que o país está no rumo errado”.

Leia a pesquisa completa:

EXAME-IDEIA_ELEICOES-2022_21-DE-JULHO-editorial

 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo