Política

Após fake news de Bolsonaro, EUA afirmam que eleições brasileiras são ‘um modelo para o mundo’

A nota reafirma a confiança do governo norte-americano ‘na força das instituições democráticas brasileiras’

Jair Bolsonaro na Cúpula das Américas 2022, em Los Angeles. Foto: Jim WATSON/AFP
Apoie Siga-nos no

Um dia após o presidente Jair Bolsonaro reunir embaixadores para repetir mentiras sobre o sistema eleitoral, o governo dos Estados Unidos afirmou nesta terça-feira 19 que as eleições no Brasil são um modelo para o mundo.

A assessoria de imprensa do Departamento de Estado e a Embaixada dos Estados Unidos divulgaram uma nota na qual reafirmam confiança “na força das instituições democráticas brasileiras”.

Segundo o texto, as eleições brasileiras “conduzidas e testadas ao longo do tempo pelo sistema eleitoral e instituições democráticas servem como modelo para as nações do hemisfério e do mundo”.

“Estamos confiantes de que as eleições brasileiras de 2022 vão refletir a vontade do eleitorado. Os cidadãos e as instituições brasileiras continuam a demonstrar seu profundo compromisso com a democracia. À medida que os brasileiros confiam em seu sistema eleitoral, o Brasil mostrará ao mundo, mais uma vez, a força duradoura de sua democracia.”

No Brasil, delegados e peritos da Polícia Federal emitiram uma nota conjunta no fim da tarde desta terça para defender o sistema de votação.

O texto traz as assinaturas da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais e da Federação Nacional dos Delegados de Polícia Federal.

As entidades manifestam “total confiança no sistema eleitoral brasileiro e nas urnas eletrônicas” e reforçam o papel da PF como “uma das instituições de Estado que tem por atribuição garantir a lisura e segurança das eleições, que desde a redemocratização ocorrem sem qualquer incidente que lance dúvidas sobre sua transparência e efetividade”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo