Política

Os índices de aprovação e reprovação a Lula após o 1º ano de governo, segundo pesquisa PoderData

O levantamento foi realizado entre os dias 16 e 18 de novembro e tem margem de erro de 2 pontos percentuais

Foto: EVARISTO SA / AFP
Apoie Siga-nos no

A gestão do presidente Lula (PT), após 12 meses de mandato, tem 46% de aprovação e 44% de desaprovação, segundo a nova pesquisa PoderData. O levantamento foi divulgado nesta quarta-feira 20.

Na comparação com a pesquisa anterior, de setembro, o governo Lula viu sua aprovação oscilar 2 pontos percentuais para baixo. A reprovação também reduziu: era 45% naquela ocasião. As oscilações registradas no levantamento fazem com que os resultados sejam estáveis e lidos como um empate técnico entre os dois índices.

Há, segundo o PoderData, 10% de entrevistados que não souberam responder ao questionamento. O grupo somava 7% na pesquisa realizada em setembro. Variando fora da margem de erro, a parcela que nem aprova, nem reprova Lula, portanto, cresceu.

Desta vez, na estratificação por camadas sociais, mulheres e homens aprovam Lula no mesmo montante, de 46%. A diferença dos grupos está na reprovação, levemente maior no eleitorado masculino (46% a 43% entre as mulheres).

Mais jovens e mais velhos seguem sendo dois dos grupos de maior apoio ao atual presidente. São 55% de aprovação entre aqueles com idades entre 16 e 24 anos e 56% entre os que têm mais de 60 anos. O pior desempenho é entre eleitores com 25 a 44 anos, onde Lula soma 38% de aprovação e 52% de desaprovação.

Na estratificação por renda e escolaridade, Lula tem bom desempenho nas camadas mais baixas. São 55% de apoiadores entre os que só têm ensino fundamental e 48% na faixa que recebe só até dois salários mínimos por mês.

Melhor que Bolsonaro

A pesquisa monitorou também a comparação com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Neste caso, Lula segue em vantagem: são 49% que acham a gestão do petista melhor do que a do ex-capitão. Só 38% indicam a situação contrária.

Comparado ao último levantamento, o grupo que vê Lula melhor do que Bolsonaro é 1% maior e o que vê Bolsonaro melhor do que Lula é 2% menor. As variações, apesar de estarem na margem de erro, indicam um cenário mais positivo para o atual presidente.

Ruim ou péssimo 

Apesar de manter vantagem na aprovação e na comparação com o governo anterior, Lula teve piora no cenário de avaliação do seu trabalho. Nesta quarta, 35% dos entrevistados marcam a opção ‘ruim ou péssimo’ para avaliar o presidente. ‘Bom ou ótimo’ somam 32%. Há, ainda, outros 28% de avaliações ‘regular’.

Em setembro, última pesquisa do PoderData, Lula somava 36% de ‘bom ou ótimo’ e 35% de ‘ruim ou péssimo’. As curvas, portanto, se inverteram numericamente, mas seguem em um empate técnico. Quem via um trabalho ‘regular’ na gestão do petista somava 25% naquela ocasião.

A pesquisa

A pesquisa desta quarta-feira ouviu 2.500 eleitores, por telefone, entre os dias 16 e 18 de novembro. A margem de erro estimada é de 2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo