Política

O que esperar de Lula no debate da Globo

Desta vez, o ex-presidente reagirá às declarações de Bolsonaro sobre corrupção

Lula durante debate na Band
Apoie Siga-nos no

A postura do ex-presidente Lula (PT) no debate da TV Globo na noite desta quinta-feira 29 será diferente daquela adotada no embate da TV Bandeirantes no mês passadoNaquela ocasião, o petista optou em não rebater as acusações feitas pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).

Desta vez, o ex-presidente reagirá às declarações do ex-capitão sobre corrupção. Bolsonaro tem repetido em seus discursos que os governos do PT foram os mais escandalosos da história e reforça, sempre que pode, que Lula é um ex-presidiário.

O deputado federal Paulo Teixeira (PT) confirmou à reportagem, sem dar muitos detalhes, que “com certeza” o Lula será mais reativo hoje.

CartaCapital apurou ainda junto a interlocutores da campanha, que falaram sob condição de anonimato, que o ex-presidente deve citar casos de corrupção que envolvem Bolsonaro e os filhos. Não chega a ser uma novidade, já que o tom da comunicação do petista mudou nesta reta final da eleição.

Nos últimos dias, a campanha deixou de explorar nas propagandas somente o legado social dos governos do PT e passou a atacar o atual presidente. Um exemplo foi a divulgação de um vídeo que resgatou a trajetória militar de Bolsonaro, a atuação como deputado federal, as declarações machistas, os casos de corrupção e a sua gestão na presidência. A peça, produzida para o horário eleitoral gratuito, foi a primeira do petista a viralizar nas redes sociais.

Havia uma ala na comunicação de Lula que defendia terminar a campanha com um clima positivo, “para cima”, de acordo com uma fonte. No entanto, um consultor especialista em pesquisa de opinião pública alertou que uma vitória do ex-presidente no primeiro turno só se consolidará com o aumento das críticas a Bolsonaro.

“O eleitor precisa entrar na urna horrorizado com Bolsonaro”, disse a fonte em caráter reservado. É por isso que, para hoje, a ideia é deixar o ex-capitão o mais desconfortável possível com temas considerados sensíveis a ele.

Passados o funeral da rainha Elizabeth II e o discurso na ONU, o debate da TV Globo é a última oportunidade para Bolsonaro criar um fato novo e evitar a derrota antes do segundo turno. É um momento decisivo também para Lula alcançar os votos necessários para liquidar a fatura sem a necessidade de um confronto direito com o atual presidente. Diferentes institutos de pesquisa apontam para essa possibilidade.

Antes do domingo 2, Lula ainda participará de eventos de campanha no Rio de Janeiro, Salvador e Fortaleza.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo