Política

Exame/Ideia: a 3 dias da eleição, Lula chega a 49% dos votos válidos

Pesquisa confirma que o petista está na margem de erro de vencer a disputa eleitoral já no primeiro turno

Foto: Ricardo Stuckert
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Lula (PT) tem, segundo a nova pesquisa Exame/Ideia, 49% dos votos válidos e, se considerada a margem de erro do levantamento, aparece com chances de vencer a disputa contra Jair Bolsonaro (PL) já no primeiro turno.

A pesquisa foi divulgada nesta quinta-feira 29 e mostra que o ex-capitão tem 38% dos votos válidos na disputa, 11 pontos a menos do que o petista. Neste mesmo cenário, que não considera brancos e nulos, quem aparece em terceiro lugar é Ciro Gomes (PDT), que soma 7% nesta quinta-feira. Simone Tebet (MDB) vem logo em seguida, com 5%. Os dois estão tecnicamente empatados na pesquisa. Os demais candidatos juntos somam 1%.

Em votos gerais, que incluem brancos e nulos, Lula tem 47%, Bolsonaro 37%, Ciro 6% e Tebet 5%. A pesquisa indica ainda vantagem do petista no cenário espontâneo, quando ele soma 39%, contra 33% do ex-capitão, 4% do pedetista e 1% da senadora.

Ainda de acordo com o levantamento, há 12% dos eleitores dispostos a mudarem seu voto, o que reforça as buscas pelo voto útil nesta reta final de campanha. Ao todo, 85% dos entrevistados pela Exame/Ideia disseram que sua decisão de voto é definitiva.

Segundo turno

Caso seja necessário um segundo turno entre Lula e Bolsonaro, a pesquisa aponta que a vantagem é do petista. Ao todo, 52% dos eleitores entrevistados marcam voto em Lula, ante 41% de Bolsonaro.

Há ainda no monitoramento outras quatro disputas possíveis. Nelas, Lula venceria Tebet por 53% a 20% e bateria Ciro por 51% a 24%. Sem o petista na disputa, Bolsonaro venceria Tebet por 42% a 24% e bateria Ciro por 41% a 35%.

Rejeição

O levantamento desta quinta-feira mediu ainda o nível de rejeição a cada um dos candidatos. Bolsonaro lidera neste quesito com 46% de menções negativas a sua candidatura. Lula tem 40% e Ciro 18%. Dos quatro primeiros colocados Tebet aparece como a menos rejeitada, com apenas 10% de indicações de ‘não voto de jeito nenhum’.

A pesquisa

A Exame/Ideia ouviu, por telefone, 1.500 eleitores entre os dias 23 a 28 de setembro. A pesquisa tem margem de erro de 3 pontos percentuais, com nível de confiança de 95% e está registrada como BR-09782/2022 na Justiça Eleitoral. Veja a íntegra:

EXAME-IDEIA_ELEICOES_29-DE-SETEMBRO-editorial

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.