Política

PoderData: Lula chega a 48% dos votos válidos e amplia distância para Bolsonaro

Ex-capitão oscilou negativamente nesta pesquisa e está com apenas 38% dos votos válidos

Foto: Ricardo Stuckert
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Lula (PT) chegou a 48% dos votos válidos, segundo a pesquisa PoderData divulgada nesta quarta-feira 28. O percentual é 2 pontos maior do que o registrado na semana passada e marca nova ampliação da distância para Jair Bolsonaro (PL), que oscilou negativamente e está com 38%.

Apesar da larga vantagem, o levantamento não permite afirmar que o pleito será finalizado já no dia 2 de outubro. Para isso, o ex-presidente ainda precisa ter um novo avanço nos quatro dias finais de campanha. No radar estão eleitores de Ciro Gomes (PDT), que somou 6% dos votos válidos no levantamento, e de Simone Tebet (MDB), que tem 5%.

A pesquisa PoderData, ainda que não aponte a possibilidade de Lula vencer no primeiro turno, confirma o que mostram outros levantamentos: um avanço do petista e uma estagnação ou recuo de Bolsonaro. Na Quaest, por exemplo, o petista também variou positivamente e o ex-capitão viu seu grupo de apoiadores encolher. Em votos válidos, Lula tem 50,5% e Bolsonaro 36,3%. A pesquisa também teve resultado divulgado nesta quarta.

Segundo turno

A PoderData também monitorou o cenário de segundo turno entre Lula e Bolsonaro. O petista, novamente, leva vantagem. Ao todo, 51% dos entrevistados dizem votar no ex-presidente, ante 39% no ex-capitão.

Assim como no cenário de primeiro turno, os percentuais marcam um alargamento da distância entre os dois candidatos. Na semana passada, a diferença nas intenções de voto era de apenas 8 pontos. Nesta quarta, a distância entre Lula e Bolsonaro é de 12 pontos.

A pesquisa PoderData ouviu, por telefone, 4.500 eleitores entre os dias 25 e 27 de setembro. A margem de erro do levantamento é de 1,5 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral como BR-01426/2022 e foi contratada pelo site Poder360 em parceria editorial com a TV Cultura.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo