Justiça

O que diz o secretário do Ministério da Justiça sobre a presença de ‘dama do tráfico’ em uma reunião

Luciane Barbosa Farias é casada com Clemilson dos Santos Farias, conhecido como Tio Patinhas, líder do Comando Vermelho no Amazonas

Luciane Barbosa, a 4ª da esquerda para a direita, em reunião com Elias Vaz. Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

O secretário Nacional de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, Elias Vaz, afirmou nesta segunda-feira 13 que a presença de Luciane Barbosa Farias, a “dama do tráfico amazonense”, em uma agenda oficial da pasta não foi planejada.

O caso foi revelado pelo jornal O Estado de S. Paulo. Luciane – casada com Clemilson dos Santos Farias, conhecido como Tio Patinhas, líder do Comando Vermelho na região – esteve em dois encontros do ministério em um intervalo inferior a três meses.

Segundo Vaz, a primeira audiência foi solicitada por Janira Rocha, ex-deputada estadual pelo Rio de Janeiro e vice-presidente da Comissão de Assuntos Penitenciários da Associação Nacional da Advocacia Criminal fluminense.

A solicitação ocorreu em 14 de março e o encontro se concretizou dois dias depois. Janira estava acompanhada de duas mãs de jovens mortos em 2022. De acordo com Elias Vaz, Luciane fazia parte da reunião como “acompanhante da advogada Janira Rocha e se limitou a falar sobre supostas irregularidades no sistema penitenciário”.

Por isso, diz Vaz, Janira Rocha foi orientada a procurar a Secretaria Nacional de Políticas Penais, comandada por Rafael Velasco Brendani. O novo encontro aconteceu em 2 de maio.

“Atendi a advogada Janira Rocha e acompanhantes por conhecer a citada profissional e ela desejar falar sobre vítimas de homicídios”, reagiu Elias Vaz. “Repudio qualquer envolvimento abjeto e politiqueiro do meu nome com atividades criminosas.”

O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), também se manifestou sobre o caso, em publicação nas redes sociais.

“Nunca recebi, em audiência no Ministério da Justiça, líder de facção criminosa, ou esposa, ou parente, ou vizinho. De modo absurdo, simplesmente inventam a minha presença em uma audiência que NÃO SE REALIZOU em meu gabinete”, escreveu. Ele recomendou a leitura das explicações de Elias Vaz e chamou a repercussão de “vil politicagem”.

Apesar de Flávio Dino não ter participado das agendas, ele entrou na mira de parlamentares de oposição. O deputado Kim Kataguiri (União-SP) já apresentou um pedido de impeachment do ministro, por suposto crime de responsabilidade. A alegação é que houve improbidade administrativa por “garantir interlocução com o crime organizado, especificamente, o Comando Vermelho”.

Luciane Barbosa Farias é esposa de Clemilson dos Santos Farias, conhecido como Tio Patinhas, preso pela última vez em dezembro de 2022. Ele já havia sido detido em 2018, quando era considerado um dos criminosos mais procurados do Amazonas.

A “dama do tráfico do Amazonas” é apontada como o braço financeiro do Comando Vermelho e responsável por lavar o dinheiro da facção.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo