Política

O PT manterá o apoio a Freixo e exigirá a retirada da candidatura de Molon, diz deputado

Em resolução, presidente do diretório do partido no Rio de Janeiro defende o rompimento da aliança com o PSB no estado; palavra final é da Executiva Nacional

Imagem: Ricardo Stuckert
Apoie Siga-nos no

Mesmo com a posição do PT do Rio de Janeiro de retirar o apoio a Marcelo Freixo ao governo do estado, a Executiva Nacional do partido pretende manter o acordo, mas voltará a exigir do PSB a remoção da candidatura de Alessandro Molon ao Senado.

A confirmação foi feita a CartaCapital nesta quarta-feira 3 pelo deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP).

Na terça-feira 2, o presidente estadual do PT, João Maurício, apresentou à Executiva Estadual uma resolução em que defende o rompimento formal da aliança com o PSB. No documento, que deve ser aprovada na convenção partidária hoje, o dirigente cita o “descumprimento de um acordo feito entre Molon e Freixo, entre o PT e o PSB” para que o candidato ao Senado na chapa fosse o deputado estadual André Ceciliano (PT).

“Neste cenário, infelizmente não é mais possível manter o apoio a candidatura Freixo ao governo do estado”, diz trecho do texto. “E vamos, nos próximos dias, debater alternativas de coligação majoritária com a Direção Nacional do PT e com os partidos da Federação para que tenhamos um forte palanque do Lula no nosso Estado”.

João Maurício chegou a declarar que “a postura egoísta e divisionista de Molon está destruindo a maior aliança feita na esquerda nos últimos 20 anos”. Para ele, não há como “seguir numa chapa onde querem excluir o PT”.

A palavra final, no entanto, será da Executiva Nacional da legenda, que se reúne nesta quinta-feira 4 para discutir as divergências das alianças do partido em alguns estados.

“O PT vai apoiar o Freixo e exigir do PSB o cumprimento do acordo”, afirmou Teixeira em contato com a reportagem. Publicamente, o ex-presidente Lula (PT) tem reforçado o seu apoio ao candidato do PSB no estado.

Os pessebistas têm variado nas posições. O vice-presidente da sigla no Rio, o deputado Carlos Minc, defende que o desempenho nas pesquisas eleitorais seja um dos critérios para se definir o nome que concorrerá a uma vaga no Senado na chapa.  O presidente nacional da legenda, Carlos Siqueira, disse que o impasse se resolverá com “diálogo e convencimento”. Em julho, Freixo cobrou a desistência de Molon.

Levantamento do Real Time Big Data mostra um empate triplo entre Molon, Romário (PL) e Marcelo Crivella (Republicanos).

O que for definido no Rio de Janeiro pode impactar diretamente a campanha nacional de Lula, que tem como vice o ex-governador Geraldo Alckmin, do PSB. Para o cientista político Josué Medeiros, da UFRJ, o fim da aliança no estado, que é o terceiro maior colégio eleitoral do País, inviabilizaria a candidatura de Freixo e prejudicaria a de Lula.

“O Lula perderia um palanque bastante organizado e o Freixo perderia o cabo eleitoral e a perspectiva de vencer as eleições”, avaliou. “Ter um palanque organizado é muito importante para Lula neste cenário em que o Bolsonaro diminui a diferença no Rio, em Minas e em São Paulo”.

 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo