Política

Ministro confirma que sogro usa seu gabinete, mas nega ilegalidade

Reportagem do jornal O Estado de S. Paulo mostrou que o sogro de Juscelino Filho, Fernando Fialho, chegou a despachar do local sem a presença do ministro

Ministro das Comunicações Juscelino Filho. Foto: Isac Nóbrega / MCom
Apoie Siga-nos no

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, confirmou que seu sogro, Fernando Fialho, despachou na sede da pasta, em Brasília, mas negou irregularidades no envolvimento informal.

Uma reportagem do jornal O Estado de S. Paulo publicada nesta segunda-feira 5 mostrou que Fialho frequenta o gabinete do genro, mesmo sem ter sido nomeado para qualquer cargo público.

A matéria identificou, via Lei de Acesso à Informação, que entre fevereiro e março Fialho recebeu ao menos quatro convidados no ministério. Nem todos os acessos de visitantes entram nos registros, o que não confere total precisão aos dados.

Em umas das vezes em que recebeu convidados, em 17 de março, Fialho esteve com um empresário que afirmou à reportagem ter tratado de internet e debatido “expansão de conectividade”. No registro da portaria, consta a entrada de Luiz Claudio Soares Pereira, diretor da Infovia Digital, para “falar com Fernando Fialho”. Juscelino Filho estava no Maranhão.

Fialho não tem relação com a área das Comunicações. Atualmente, controla cinco empresas nos ramos de portos, construção, mineração, criação animal e consultoria, segundo dados da Receita Federal. Também já foi diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários, entre 2006 e 2012, e exerceu o cargo de secretário de Estado do Maranhão, entre abril de 2012 e dezembro de 2014, no segundo governo de Roseana Sarney (MDB). A passagem pela Secretaria rendeu um processo na Justiça do Maranhão no qual é réu, acusado de desvio de dinheiro público.

Em nota, o Ministério das Comunicações classificou Fialho como um conselheiro informal de Juscelino Filho. A pasta exaltou suas “qualificações profissionais – técnicas e acadêmicas” –, alegou que ele esteve próximo a Juscelino no começo da gestão e disse que ele contribuiu “com sua experiência” de forma espontânea, “prática essa muito comum em períodos de formação e formulação de um novo governo”.

Segundo a nota, Fialho esteve “eventualmente” na pasta “para conversar com o ministro” e, nessas ocasiões, participou de reuniões, “o que também não é incomum”.

Procurado pela reportagem, o sogro do ministro confirmou ter estado no ministério algumas vezes, principalmente no início do ano, e declarou ser “falacioso” e “leviano” dizer que ele atua na pasta ou exerce qualquer função. O empresário também apontou que sua contribuição “é meramente de um conselheiro informal”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo