CartaCapital

Ministérios divergem e lei sobre injúria racial cria primeiro ‘abacaxi’ para Lula

Justiça e Direitos Humanos defendem posições diferentes sobre o projeto, que aguarda a assinatura presidencial

Silvio Almeida e Lula. Foto: Sergio Lima/AFP
Apoie Siga-nos no

O governo mal começou e Luiz Inácio Lula da Silva já está diante de um abacaxi. O motivo? Uma lei que equipara ao crime de racismo uma conduta descrita hoje na lei como injúria racial. 

O texto foi aprovado em definitivo em dezembro pelo Congresso. O presidente tem até 11 de janeiro para decidir se assina ou veta. Os ministérios da Justiça e dos Direitos Humanos têm posições diferentes, conforme apurou CartaCapital

Pela proposta, injúria racial será punida como crime de racismo, com pena de dois a cinco anos de prisão. Na letra da lei, considera-se racismo a agressão ou a discriminação contra um grupo de pessoas. Já a injúria racial trata de ofensa à honra de uma pessoa específica em razão da cor, da etnia, da religião ou da origem. Pela legislação atual, a pena máxima para a injúria racial é de três anos.

A Justiça é contra sancionar a lei, por entender que o texto é punitivista. É o que pensa, por exemplo, o Secretário Nacional da pasta, o advogado Augusto de Arruda Botelho.

Já o Ministério dos Direitos Humanos, liderado pelo também advogado Silvio Almeida, teme que um veto de Lula à lei transmita à sociedade uma mensagem ruim sobre o combate ao racismo. Em seu discurso de posse – um dos mais elogiados nas redes sociais – Almeida destacou o racismo como um dos três problemas estruturais do Brasil.

O texto na mesa de Lula nasceu de um projeto apresentado em 2015 pelos deputados Tia Eron (Rep-BA) e Bebeto (PSB-BA) e aprovado na Câmara em 2021. No ano seguinte, o Senado alterou o texto, o que exigiu nova votação na Câmara, encerrada em dezembro de 2022.

Além disso, o texto aumenta a punição para a injúria racial quando ela for praticada durante eventos públicos – como um jogo de futebol ou um show – ou para fins humorísticos.

Caberá a Rui Costa, chefe da Casa Civil, fazer a mediação entre os ministérios da Justiça e dos Direitos Humanos antes de levar a lei para Lula.

[ATUALIZAÇÃO: Nesta quinta, após a publicação da reportagem de CartaCapital, a Secretaria Nacional de Justiça reviu sua posição e defender a sanção integral da lei que equipara injúria racial a racismo]

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo