Política

Lula sai em defesa de Dino e diz que ministro é alvo de ‘ataques artificialmente plantados’

A mensagem, publicada nas redes sociais do petista, acontece em meio à repercussão sobre reuniões da ‘dama do tráfico’ na sede do Ministério da Justiça

Adriano Machado/Reuters
Apoie Siga-nos no

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) saiu em defesa do ministro Flávio Dino nesta quarta-feira 15 e afirmou que o titular da Justiça e Segurança Pública é “alvo de absurdos ataques artificialmente plantados”. A mensagem, publicada nas redes sociais do petista, acontece em meio à repercussão sobre reuniões da “dama do tráfico” na sede do Ministério.

Nos últimos dias, vídeos que circularam nas redes sociais mostram Dino ao lado de uma mulher que, segundo perfis bolsonaristas, seria Luciane Barbosa Farias, esposa de um líder do Comando Vermelho no Amazonas. Na verdade, trata-se da humorista nordestina Ví Alvares.

“Ele já disse e reiterou que jamais encontrou com esposa de líder de facção criminosa. Não há uma foto sequer, mas há vários dias insistem na disparatada mentira”, escreveu Lula no X (ex-Twitter).

O presidente ainda disse que o Ministério da Justiça tem coordenado ações de “enorme importância para o país” na defesa da democracia e no enfrentamento ao crime organizado, entre outras frentes.

“Essas ações despertam muitos adversários, que não se conformam com a perda de dinheiro e dos espaços para suas atuações criminosas. Daí nascem as fake news difundidas numa clara ação coordenada”, completou Lula.

A mensagem falsa passou a circular nas redes sociais após o jornal O Estado de S. Paulo revelar que Luciene esteve em duas reuniões na sede da pasta chefiada por Dino em um intervalo inferior a três meses.

Casada com Clemilson dos Santos Farias (conhecido como Tio Patinhas, líder do CV amazonense), a ‘dama do tráfico’ esteve no Ministério da Justiça como acompanhante de Janira Rocha, advogada e ex-deputada estadual pelo Rio de Janeiro.

A dupla foi recebida pelo secretário de Assuntos Legislativos, Elias Vaz, que assumiu publicamente a responsabilidade do encontro após a repercussão do caso. Ato contínuo, a pasta publicou uma portaria para endurecer as regras de acesso ao Palácio da Justiça.

Isso, no entanto, não barrou a ofensiva da oposição contra Dino – parlamentares estudam pedir o impeachment do ministro à Procuradoria-Geral da República nos próximos dias.

Nas redes sociais, também ganharam tração especulações de que o ministro teria ligações com facções criminosas, a exemplo do Primeiro Comando da Capital. Como noticiou CartaCapital, Dino prometeu acionar a Justiça contra quem está divulgando tais boatos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo