Política

Ipec: Lula tem 52% dos votos válidos e pode vencer a eleição no 1º turno

Bolsonaro marca 34%, contra 7% de Ciro e 5% de Simone

Lula e Jair Bolsonaro. Fotos: Ricardo Stuckert e Evaristo Sá/AFP
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Lula (PT) tem 52% dos votos válidos e pode vencer a eleição no primeiro turno, segundo uma pesquisa Ipec publicada nesta segunda-feira 19, encomendada pela TV Globo.

Considerando a margem de erro, o petista tem entre 50% e 54%. Para triunfar na primeira rodada, ele tem de obter mais de metade dos votos válidos, excluindo nulos e brancos.

Jair Bolsonaro (PL) aparece em segundo lugar, com 34%, seguido por Ciro Gomes (PDT), com 7%, e Simone Tebet (MDB), com 5%. Soraya Thronicke (União Brasil) tem 1%.

O levantamento dá novo fôlego à estratégia do PT de buscar o chamado “voto útil”, ou seja, atrair eleitores que hoje declaram voto em outros candidatos, como Ciro e Simone. Nesta segunda, Lula reafirmou o desejo de vencer o pleito ainda na primeira rodada, em 2 de outubro.

“Até agora só ganhei no segundo turno. Não que eu goste de segundo, sempre trabalhei para ganhar no primeiro, mas sempre havia alguém que não deixava”, destacou o petista após receber o apoio de oito ex-candidatos ao Planalto. “Cada gesto meu é na perspectiva de mostrar pra sociedade que eu quero ganhar no primeiro turno”.

Entre os novos apoiadores estão o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles e o ex-titular da Educação Cristovam Buarque.

Considerando os votos totais, Lula lidera a corrida ao Palácio do Planalto com 16 pontos de vantagem sobre Bolsonaro, de acordo com o Ipec.

A 13 dias da eleição, o petista tem 47% das intenções de voto no primeiro turno, contra 31% do ex-capitão. Na rodada anterior, divulgada em 12 de setembro, Lula tinha 46% e Bolsonaro somava os mesmos 31%.

Distantes dos dois primeiros, Ciro se manteve com 7% e Simone se moveu de 4% para 5%. O pedetista e a emedebista estão tecnicamente empatados.

Na projeção de segundo turno, Lula aparece com 19 pontos de vantagem sobre Bolsonaro: 54% a 35%. Há uma semana, os índices eram, respectivamente, de 53% e 36%.

Bolsonaro continua a ser o candidato mais rejeitado. 50% dos eleitores afirmam que não votariam nele de jeito nenhum, ante 33% em Lula, 15% em Ciro e 6% em Simone.

A pesquisa também aponta que 59% dos brasileiros desaprovam a administração Bolsonaro, enquanto 36% a aprovam. Na última rodada, eram 59% e 35%, respectivamente.

47% classificam a gestão como ruim ou péssima (eram 45%), 30% a veem como boa ou ótima (eram 30%) e 22% a definem como regular (eram 23%).

O Ipec entrevistou 3.008 pessoas entre 17 e 18 de setembro em 181 municípios. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-00073/2022.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo