CartaExpressa

Ministra do TSE barra impulsionamento de site com ataques a Lula pela campanha de Bolsonaro

Em outra decisão, Maria Claudia Bucchianeri mandou retirar do ar uma página que se propõe a rebater fake news contra o petista

Lula e Jair Bolsonaro. Fotos: Ricardo Stuckert e Miguel Schincariol/AFP
Apoie Siga-nos no

A ministra Maria Claudia Bucchianeri, do Tribunal Superior Eleitoral, proibiu nesta segunda-feira 19 o impulsionamento nas redes sociais de um site ligado à campanha de Jair Bolsonaro (PL) com ataques a Lula (PT). A página, porém, pode permanecer no ar.

O impulsionamento é válido apenas para conteúdos que promovem candidatos ou partidos, não para amplificar propaganda negativa contra adversários. No caso desse site, além do veto ao recurso, a magistrada cobrou a regularização de dados e a transparência ao informar a ligação com o ex-capitão.

Em outra decisão, a ministra determinou a retirada do ar do site verdadenarede.com.br, a pedido da campanha de Bolsonaro. A plataforma desmente notícias falsas publicadas contra Lula nas redes sociais.

Na avaliação da ministra, porém, o site “é estruturado, concebido e organizado para transmitir a falsa ideia de que se trata de uma agência independente de checagem de notícias, e não de um espaço oficialmente dedicado à propaganda eleitoral”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar