Política

Grande dia? Lula e Janja fazem posts sugestivos após operação da PF contra Bolsonaro

Ainda que não citem diretamente a operação, as publicações foram lidas como uma clara alusão ao revés enfrentado pelo adversário

Créditos: EVARISTO SA / AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente Lula (PT) e a primeira-dama Rosângela Silva, a Janja, publicaram sugestivos ‘bons dias’ nas redes sociais após a Operação Venire, da Polícia Federal, que fez buscas e apreensão na casa de Jair Bolsonaro (PL) e levou para prisão o ajudante de ordens do ex-capitão, Mauro Cid, além de dois seguranças, por suspeitas de fraudes em dados da vacinação contra a Covid-19.

O presidente foi o mais comedido da dupla, escrevendo apenas ‘bom dia e boa quarta-feira!’. A publicação curta é pouco habitual, já que o petista costuma fazer um resumo das suas agendas oficiais na primeira postagem do dia.

Janja, por sua vez, alongou o termo em uma publicação mais enfática: ‘Bom diaaaaaaaaaaaaaaa!!!’, escreveu em uma postagem que inclui ainda emojis de um sol sorridente.

Ainda que não citem diretamente a operação, as publicações foram lidas como uma clara alusão ao revés enfrentado pelo adversário. Nas respostas ao presidente e à primeira-dama há uma horda de internautas que fecham a sugestiva lacuna deixada pelas publicações.

Nas respostas das publicações de Lula e Janja também sobram internautas relacionando os posts de ‘bom dia’ ao tweet ‘Grande Dia’, ironia feita por Jair Bolsonaro (PL) no dia em que o ex-deputado Jean Wyllys desistiu de seu mandato e deixou o Brasil após sofrer ameaças. Naquela ocasião, o ex-capitão negou a relação da publicação com o tema.

O meme protagonizado pela ex-deputada Joice Hasselmann em que ela relata uma operação da PF – ‘toc toc toc [três batidinhas na porta]. Quem é? É a Polícia Federal’ – também circula em abundância nas respostas ao ‘bom dia’ de Lula e Janja.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo